O Presente
Marechal

Numape lança site para ampliar diálogo com a comunidade

calendar_month 25 de agosto de 2020
5 min de leitura

O Núcleo Maria da Penha (Numape) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Marechal Cândido Rondon, lançou, nesta semana, mais uma ferramenta para intensificar seus trabalhos: o site numapemcr.com. Na plataforma, o público tem acesso a diversos materiais sobre o tema violência doméstica e familiar contra as mulheres, bem como seus direitos e a Lei Maria da Penha.

De acordo com a coordenadora e orientadora pedagógica do Núcleo, professora doutora Carla Cristina Nacke Conradi, a atuação em âmbito virtual garante a ampliação do diálogo com a comunidade, além de tornar os conteúdos ainda mais públicos e acessíveis. “Dia após dia, a internet passa a ser o maior referencial de busca de informações, contatos e conhecimento para grande parte da população. Considerando nosso campo de atuação, é essencial desenvolvermos novos e melhores meios de contato do Numape/MCR com a comunidade, em especial com as mulheres”, ressaltou ao O Presente.

 

A PLATAFORMA

O novo meio de intermediação do Numape, segundo ela, favorece contato rápido e dinâmico com mulheres de toda a comarca rondonense, contemplando municípios próximos, como Quatro Pontes, Mercedes, Nova Santa Rosa, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste. “No site é possível encontrar informações a respeito da nossa atuação jurídica e pedagógica e tirar as dúvidas mais frequentes das mulheres atendidas pelo Núcleo. A plataforma, além disso, foi pensada para prover praticidade e acessibilidade para as pessoas que queiram a ajuda do Numape”, enfatiza.

A coordenadora salienta que o numapemcr.com deve ser um espaço de ampla troca de conhecimentos. “Nossa expectativa é de que as pessoas sejam multiplicadoras de conteúdo em nossa comunidade, pois acreditamos que a informação é uma das melhores ferramentas na prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres”, considera.

 

1º SEMESTRE DE 2020

Mesmo com a pandemia de coronavírus, a equipe Numape manteve as atividades, tanto pedagógicas como jurídicas, ainda que de forma diferenciada. “O acolhimento inicial realizado por profissionais do Núcleo está ocorrendo de forma remota, via celular e WhatsApp. Neste canal nossa equipe jurídica realiza a escuta da mulher fornecendo as orientações e os possíveis desdobramentos para cada caso, de forma gratuita e sigilosa. Quando necessário, a encaminhamos as outros órgãos de atendimento às mulheres da comarca”, menciona Carla. “Mantivemos especialmente a atuação jurídica na defesa e promoção dos direitos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar e vulnerabilidade social”, amplia.

 

AÇÕES

Conforme a coordenadora, muitas ações foram realizadas para ampliar a visibilidade do Núcleo, como a distribuição de flyers informativos em instituições de ensino municipais e estaduais, locais onde a atuação se manteve mesmo com o advento do coronavírus. “Além da produção do site, continuamos agindo na divulgação de conteúdos em nossas redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube), chegando inclusive a alcançar a marca de mais de dois mil seguidores. Ainda criamos um grupo de WhatsApp com integrantes dos órgãos de atendimento às mulheres da comarca, que nos ajudam compartilhando os conteúdos com suas redes de contatos”, pontua, destacando, também, a recente parceria com O Presente Digital (www.opresente.com.br), por meio da qual foi criada a coluna “Nenhuma a Menos!”, onde são disponibilizados, quinzenalmente, artigos voltados à temática violência doméstica e familiar contra as mulheres e Lei Maria da Penha.

Tratando-se do único serviço de atendimento especializado para mulheres em situação de violência doméstica e familiar em Marechal Rondon, Carla reforça que a capacitação interna da equipe é constante. “A equipe Numape sempre se direciona a todas as mulheres da comarca, com a mensagem: ‘estamos aqui por vocês!’. Se precisarem, busquem nossa ajuda. Acessem nosso site numapemcr.com ou entrem em contato pelo celular e/ou WhatsApp (45) 99841-0892”, evidencia.

 

ATUAÇÃO

O Numape é um projeto de extensão da Unioeste, campus de Marechal Rondon e faz parte da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), do Governo do Estado do Paraná.

O Núcleo promove o acolhimento jurídico de forma gratuita e sigilosa, assegurando a tutela de direitos e a desvinculação do agressor para mulheres em situação de violência doméstica dos municípios de Marechal Rondon, Quatro Pontes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Nova Santa Rosa e Mercedes.

Em pouco mais de dois anos de atuação, o Numape realizou mais de 250 atendimentos jurídicos, sempre a partir de uma escuta atenciosa e qualificada, prestando orientações cabíveis para cada caso e preservando a autonomia de decisão da mulher para dar seguimento nas fases processuais, que se desdobram geralmente em medidas protetivas de urgência, divórcio, dissolução de união estável, pensão e guarda dos/as filhos/as, entre outras ações. Além disso, já promoveu em torno de 50 ações socioeducativas na comunidade, alcançando inúmeras pessoas de diferentes faixas etárias e grupos sociais.

 

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.