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Marechal Dedicação e trabalho

Número 1 em redação no Paraná, alunos do Martin Luther são homenageados

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Na homenagem de sexta-feira (18), os estudantes receberam troféus simbólicos pela conquista do 1º lugar do Paraná na redação no Enem 2019 (Foto: O Presente)

Estudantes do 3º ano de 2019 do Ensino Médio do Colégio Evangélico Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, foram homenageados na última sexta-feira (18) pela direção e equipe da instituição devido aos resultados conquistados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. Fruto de muito trabalho e dedicação, os estudantes alcançaram o 1º lugar em redação no Estado do Paraná e 19º lugar na média geral. Além disso, o Martin Luther foi a única escola rondonense entre as 40 melhores do Paraná.

De acordo com o diretor do colégio, Ildemar Kanitz, o resultado é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar e é reflexo do planejamento estratégico da escola. “Há sete anos nos propusemos chegar entre as dez melhores escolas na média geral e na redação no Enem, no prazo de oito anos. Na época, estávamos na posição 126 na média geral e 135 na redação. Faltando um ano, conseguimos avançar para a posição número 1 em redação”, enaltece.

A média dos alunos foi de 832 e se consolida como um marco histórico nas conquistas do Colégio Martin Luther. “Foi um resultado muito bom e, por isso, mesmo em tempos de pandemia, tomamos todos os cuidados e decidimos homenagear essa turma a fim de demonstrar a nossa gratidão por seu desempenho”, menciona.

 

CONSTRUÇÃO COLETIVA

Sabendo que todo final é sustentado por uma trajetória bem percorrida, a coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Adriana da Cunha, destaca que o resultado foi construído coletivamente. “Há muito planejamento, organização e metas em nosso método de trabalho e, assim, a evolução vem desde os pequenos até o 3º ano”, frisa.

Segundo ela, a turma de 2019 foi marcada por boas participações na comunidade escolar: “Temos uma proximidade muito grande com todos os alunos, mas com o 3º é ainda maior. O vínculo se intensifica, pois eles estão saindo do colégio para traçar seus próprios caminhos.
Vê-los conquistando seus objetivos é o que nos move”, evidencia.

A coordenadora geral do colégio, Liane Schwingel, afirma que o resultado obtido pela turma retrata o olhar de cuidado e de acompanhamento constante da instituição, das famílias e, especialmente, o trabalho pontual dos professores e a dedicação de cada estudante. “Quando conseguimos conduzir o trabalho de forma a possibilitar que cada etapa seja construída, acompanhada e executada da melhor maneira, estamos no caminho da excelência”, ressalta.

 

DEDICAÇÃO E TRABALHO

No terceirão, os estudantes se dedicam ainda mais a fim de se preparar para as provas que os colocarão no Ensino Superior.

Professora responsável pela disciplina de Redação da turma de 2019, Letícia Schach diz que vários elementos contribuíram para o resultado exitoso. “O principal deles é a dedicação e muito trabalho por parte dos alunos. Não somente produção textual, mas também exercícios, análises, reflexões e outros projetos foram incorporados à disciplina para garantir a preparação completa”, expõe.

A docente lembra que foram realizados atendimentos individuais semanalmente com os alunos. “Líamos a redação, analisávamos e aprimorávamos o texto juntos. Além disso, trabalhamos com uma plataforma de correção digital em que profissionais da área, que não conheciam os estudantes, davam um retorno especializado da correção do texto dos alunos. Não era um feedback só nosso, houve esse olhar de fora e foi uma ferramenta muito importante”, considera.

A preparação, segundo ela, é abrangente, haja vista que o Enem sempre surpreende com suas temáticas. “Os alunos precisam saber escrever para a vida. Então, a primeira meta é que dominem a escrita para que consigam encarar com tranquilidade qualquer situação”, pontua.

 

CONTROLE EMOCIONAL

Questões emocionais e relativas à pressão que o tempo de duração das provas exerce sob os alunos são abordadas pela preparação. “No atendimento individual, os estudantes se emocionavam e demonstravam seus receios. Isso demanda outra atenção. É preciso mudar de estratégia e direcionar cada aluno para a superação de seus medos”, menciona a professora de Redação.

Os olhos de Eduarda Spohr, 18 anos, brilham quando ela conta que cursa Agronomia, na Unioeste, e trabalha na área que sempre desejou: Entomologia. O apoio do colégio, afirma ela, foi fundamental para seus resultados. “Sempre tive muita dificuldade, mas eu tinha um foco. Para isso, precisava evoluir muito e me dedicar ainda mais. Na redação, a professora nos mostrava individualmente o que estávamos errando para que pudéssemos corrigir. Foi uma evolução conjunta”, avalia, acrescentando: “Sempre fui uma pessoa ansiosa e no terceirão isso se intensificou. Agora, dá um alívio perceber que consegui alcançar os meus objetivos”.

 

NOVAS METAS

Conforme o diretor, o bom desempenho é prova de que o educandário consegue alcançar o que espera de seus alunos e está no caminho certo. “A redação mostra um aluno crítico, que pensa, que questiona e que faz a diferença na sociedade. O tema é sempre uma questão problemática e o estudante precisa desenvolvê-lo. Se a nota está boa, quer dizer que o aluno cumpriu com o que se esperava dele e propôs uma solução para o problema”, salienta.

De acordo com Kanitz, após as consideráveis conquistas no Enem, o colégio traça novas projeções. “A meta agora é maior. No Paraná chegamos ao máximo em redação e agora queremos estar entre as 100 melhores colocações do Brasil. É um caminho difícil, mas com as mudanças que fazemos vamos ter resultados positivos pela frente”, prevê.

 

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