Marechal Organismo saudável

Nutricionista rondonense indica alimentos que melhoram a imunidade; confira

Nutricionista Keli Lang Schäfer: “As pessoas não podem entrar em pânico, pois o estresse aumenta a secreção do hormônio cortisol que faz com que o sistema imune diminua sua atividade” (Foto: Joni Lang/OP)

Manter a saúde em dia e fortalecê-la estão entre as maiores preocupações das pessoas nesta época de prevenção ao coronavírus. Assim sendo, mais do que nunca é imprescindível adotar uma alimentação saudável para que o organismo como um todo funcione bem e amplie a imunidade.

Em entrevista ao O Presente, a nutricionista rondonense Keli Lang Schäfer, do Grupo Sempre Vida, destaca ser importante cuidar da alimentação não apenas nesta fase, mas a todo momento. “Para ter uma imunidade boa é preciso se alimentar à base de ‘comida de verdade’, que é formada por alimentos naturais, e se tiver oportunidade melhor que sejam orgânicos”, sugere.

Casa do Eletricista – RETOMA

Para obter fontes de vitaminas e minerais, a profissional ressalta que é preciso comer frutas, verduras e legumes. “A vitamina C é muito importante e está presente nas frutas cítricas, como limão, acerola, maracujá e laranja. Também é bom consumir vitaminas do complexo B, como carne, castanhas, amendoim e brócolis, além de vitaminas D encontradas no salmão, na sardinha e nos queijos”, expõe.

A nutricionista enaltece ser necessário consumir alimentos com zinco, como semente de abóbora, aveia, feijão e oleaginosas como castanhas e nozes; magnésio, encontrado nas sementes de girassol, gergelim, amendoim, beterraba, couve, espinafre e banana; e selênio contido na castanha do Pará e em alimentos como ovo e frango. “É importante incluir alimentos proteicos de boa qualidade, a exemplo de carnes brancas, de aves e ovos”, frisa.

 

INTESTINO

Keli evidencia que a imunidade está extremamente ligada ao intestino. “Quando nosso intestino funciona regularmente ele absorve melhor os nutrientes, o que reflete na melhora automática da nossa imunidade”, pontua, emendando: “Aumente o consumo de água de boa qualidade, tome bastante e se hidrate. Procure consumir legumes e verduras em ao menos duas refeições ao dia. Coloque as saladas e varie as cores com frequência. Também é importante ingerir duas a três porções de frutas ao dia, além de utilizar açafrão, gengibre, própolis e geleia real”, orienta.

Segundo ela, é essencial investir nos chás, pois eles possuem fitoquímicos e antioxidantes. “São substâncias maravilhosas para aumentar a imunidade. Entre as sugestões estão camomila, hibisco, dente de leão, chá verde e gengibre. Outra recomendação é utilizar probióticos, a exemplo de kefir, kombucha e iogurte natural”, enaltece.

Conforme a nutricionista, não é indicado realizar dietas restritivas neste momento, principalmente aquelas que excluem algum grupo alimentar. “Mais um detalhe importante: sem pânico, pois o estresse aumenta a secreção do hormônio cortisol que faz com que seu sistema imune diminua sua atividade”, alerta, emendando: “Devemos lembrar que existem alimentos que pioram e muito nossa imunidade, caso dos industrializados, refrigerantes, açúcar em geral, farinha branca e bebidas alcoólicas. Portanto, devemos evitar ao máximo”.

 

VIABILIDADE

A rondonense diz que não vai ser uma dose de vitamina C, uma cápsula de zinco ou um shot de cúrcuma com limão que possibilitarão combater o coronavírus. “A pessoa pode ficar mais resistente com a imunidade e não expressar a doença, todavia a nutrição vai além disso. Todo equilíbrio com a alimentação, desde a ingestão de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, assim como a exclusão de bebidas alcoólicas, no decorrer de algumas semanas, se torna viável para manter uma boa imunidade”, frisa.

 

ROTINA

Keli ressalta que a nutrição deve acontecer diariamente. “Além da boa alimentação, é salutar praticar exercícios físicos, ter boa rotina de sono e manter a saúde emocional. Cada pessoa é única e as orientações alimentares precisam ser individualizadas. Qualquer dúvida procure a orientação de um nutricionista”, conclui.

 

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO