Copagril – Compras no Site
Marechal

O Presente: 25 anos de histórias

 

Revelest
Equipe do Jornal O Presente

Hoje (04) o Jornal O Presente completa exatos 25 anos, consolidado como referência em jornalismo e confiabilidade noticiosa, não somente em Marechal Cândido Rondon, mas no interior do Paraná. Essa, aliás, foi a marca da trajetória deste veículo de comunicação desde 04 de outubro de 1991, quando o casal Arno e Lorena Kunzler deram vida a este sonho.

Desde a primeira edição até esta, de número 4346, várias foram as situações enfrentadas para que jornal continuasse sua história. O desafio do início de um novo empreendimento na área da comunicação, a passagem para o jornal de circulação diária, das necessidades de inovação e adaptação da tecnologia e ao perfil dos leitores… São inúmeros momentos lembrados com duas características marcantes: como desafiadores e dotados impreterivelmente de escolhas em que o jornalismo sempre esteve acima de tudo.

Casa do Eletricista – NÃO PAGUE AR

O jornal participou e se engajou em movimentos importantes ao longo dos anos e que tiveram relevância no contexto microrregional. Como não lembrar da articulação que houve no início da década de 90 para emancipação dos quatro distritos de Marechal Rondon que se tornaram município em 1992: Entre Rios do Oeste, Mercedes, Pato Bragado e Quatro Pontes?

O periódico esteve à frente também de diversas campanhas de conscientização, como de combate às drogas, violência no trânsito, em prol de idosos e crianças.

Quem também compartilha momentos importantes na história do jornal é o diagramador Sérgio Mokfa, que também completa 25 anos de O Presente, fazendo parte do quadro de colaboradores desde a criação deste veículo de comunicação. Na época com 14 anos, Mokfa era entregador do jornal, que preferia as madrugadas para fazer o trabalho. Não tinha trânsito e era muito mais rápido. Então pelas 04 horas da manhã saía fazer a entrega, expõe.

Depois, como diagramador, participou de momentos importantes durante o avanço das ferramentas usadas para fazer o jornal impresso. Um dos momentos mais marcantes foi o da primeira edição do jornal colorido. Foi em 1997 e me lembro que o Arno chegou da gráfica com a notícia: a próxima edição será em cores, rememora, que mesmo recebendo outras oportunidades sempre optou em permanecer no O Presente, onde, segundo ele, estão o trabalho e as pessoas de que gosta.

O historiador Geraldo Teruya destaca: História é o estudo do passado para entender o presente, mas de um passado vivo, que está presente em nós – e é assim que ao longo desses 25 anos o Jornal O Presente comunica, compartilha e faz história ao defender os interesses da comunidade em que está inserido.

A circulação bissemanal alcança hoje 23 municípios do Oeste, além de Curitiba, a capital paranaense. Dentro desta família que se chama O Presente há o jornal O Presente Rural, periódico mensal voltado ao agronegócio e que chega a 13 Estados brasileiros. É considerado um dos três principais veículos do setor.

A empresa também possui em seu portfólio edições especiais e o O Presente Digital (www.opresente.com.br), por meio do qual as atualizações de notícias ocorrem em tempo real e possibilita a interação com internautas.

Desde 2004 o Jornal O Presente tem como diretores Arno Kunzler e Paulo Rodrigo Coppetti, que compartilham o dia a dia da empresa com uma equipe de quase 40 colaboradores.

 

O futuro

Há 25 anos o Jornal O Presente tem como um dos principais pilares promover um jornalismo independente e pluralista. Para os próximos anos os leitores de O Presente podem esperar um trabalho de equipe, premiando as iniciativas de cada um, estimulando informações de todos os setores da nossa atividade econômica, de todos os setores políticos e, sobretudo, despidos de qualquer interesse de promoção social, tal qual a mensagem compartilhada pelo diretor e jornalista Arno Kunzler, no editorial da primeira edição, em 04 de outubro de 1991.


O Presente Rural

No mercado há 17 anos, O Presente Rural é considerado uma das publicações mais bem conceituadas do país. Circula em 13 Estados e aborda em suas edições questões relevantes para o setor, que movimenta grande parte da economia brasileira. É ainda, o jornal oficial dos principais eventos do agronegócio, contando com uma equipe exclusiva e que participa destes eventos no Brasil e no exterior.

 

O Presente Digital

O portal de notícias O Presente Digital – www.opresente.com.br – é atualizado com conteúdo em tempo real, além de compartilhar alguns materiais do jornal impresso, objetivando a qualidade e a quantidade de informação disponibilizada para o internauta. Oferece blogs e colunas exclusivas com temas diversos e propicia a interatividade, dispondo de canais para comentários, compartilhamento nas mídias sociais e envio de fotos e vídeos.

TOPO