Como você imagina o mundo em 2060? Que transformações veremos na sociedade, no meio ambiente, na tecnologia, na forma de viver e se comunicar? Essas são provocações que vão movimentar alunos de Marechal Cândido Rondon no próximo ano durante o Concurso Educacional anunciado na sexta-feira (03) pela Editora O Presente, durante café que celebrou os 34 anos de história e deu início à programação comemorativa dos 35 anos.
A iniciativa é realizada em parceria com o Conselho Jovem de Marechal Rondon (Cojem Marechal), vinculado à Acimacar, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é incentivar a criatividade dos estudantes, valorizar a expressão artística e aproximá-los do papel do jornalismo na sociedade.
O concurso vai envolver estudantes dos 4º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio, em três formatos de expressão: desenho, redação e vídeo. Cada faixa etária terá a chance de mostrar criatividade, sensibilidade e visão de futuro para apresentar seus trabalhos, que terão como temática central: O que você espera do mundo nos próximos 35 anos. Entre os aspectos propostos para reflexão estão tecnologia, meio ambiente, diversidade, saúde, educação, jornalismo e empreendedorismo.
Para o diretor da Editora O Presente, Selmar Frank Marquesin, a proposta tem um significado especial: “Mais do que celebrar o aniversário, queremos provocar os jovens a pensar. Esse concurso é um convite à imaginação, mas também à responsabilidade. O futuro que eles projetam pode ser o futuro que todos nós temos que construir hoje”, destaca.
Etapas e premiação
As inscrições das instituições de ensino estarão abertas de 02 a 20 de março de 2026. Já a entrega dos trabalhos e inscrições dos alunos será de 07 de abril a 07 de maio de 2026. A avaliação será realizada entre 11 de maio e 19 de junho.
A premiação será realizada no dia 03 de julho de 2026, no Auditório Dirceu da Cruz Vianna da Acimacar. Os cinco primeiros colocados em cada categoria receberão prêmios em dinheiro, certificados e brindes. Além disso, os trabalhos serão divulgados em veículos e plataformas da Editora O Presente e do Cojem Marechal. “Esse concurso é mais do que uma homenagem aos 35 anos do jornal. É um convite para que os estudantes projetem o futuro que desejam e entendam que têm papel ativo na transformação do mundo”, reforça Jaqueline Galvão, presidente do Cojem Marechal.
Em outubro de 2026, durante o evento de celebração do aniversário da Editora, haverá uma exposição especial com os desenhos, redações e vídeos vencedores.
O Concurso Educacional integra o programa oficial comemorativo aos 35 anos da editora O Presente. “A Editora O Presente quer abrir espaço para que as novas gerações escrevam o que pensam do amanhã”, frisa Marquesin.



O Presente
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp