O Presente
Marechal

O que muda com a Reforma Tributária? Cojem Marechal reúne especialistas para debate nesta terça-feira

calendar_month 27 de maio de 2025
3 min de leitura

A alta carga tributária brasileira e a falta de transparência na aplicação dos recursos arrecadados voltam ao centro do de bate em Marechal Cândido Rondon com a realização do Feirão do Imposto 2025. A iniciativa, promovida nacionalmente pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), é liderada no Paraná pela Faciap Jovem e conta com a atuação do Cojem Marechal, conselho do jovem empreendedor da Acimacar, que coordena a programação no município rondonense.

A agenda de ações tem continuidade nesta terça-feira (27),com a roda de conversa “Reforma Tributária: novas siglas, velhas dúvidas”, a partir das 20 horas, na sede da JCI Marechal. O bate-papo vai contar com a participação dos profissionais da contabilidade Laércio Cipriano e Claudio Schultz, e será mediado pela jornalista e presidente do Cojem, Jaqueline Galvão, e pela advogada e vice-presidente do Conselho, Beatriz Strensk.

Com mais de 26 anos de atuação na área contábil, LaércioCipriano é contador e responsável técnico por empresas do Grupo Horizonte, alémde sócio-fundador de duas assessorias contábeis. Já Claudio Schultz acumulamais de 35 anos de experiência em consultoria fiscal e econômica, auditoria eplanejamento tributário. “Nosso objetivo é trazer o tema da reforma para pertoda realidade das pessoas, mostrando que, por trás das siglas e termos técnicos,estão decisões que afetam diretamente o nosso dia a dia como cidadãos eempreendedores”, explica Jaqueline.

Além do debate, ao longo da semana serão realizadas ações de conscientização em pontos estratégicos da cidade, como a área central e cruzamentos com semáforos, além de iniciativas junto a estabelecimentos comerciais parceiros. Dia D O ponto alto da mobilização acontece no sábado (31), com uma blitz educativa no Encontro das Avenidas e a venda de combustíveis sem a incidência de impostos. A partir das 11 horas, no Auto Posto Tonin, na saída para Quatro Pontes, serão distribuídos vouchers para o abastecimento de 400 litros de gasolina isentos de impostos, ao preço de R$ 4 o litro.

Serão atendidos 35 carros (10 litros cada) e 10 motos (cinco litros cada). Na sequência, a partir das 13 horas, a ação continua no Posto Copagril, onde serão vendidos 1 mil litros de gasolina com isenção de tributos. A iniciativa vai beneficiar 60 carros com 15 litros cada e 20 motos com cinco litros cada. “A ideia é tornar visível aquilo que normalmente passa despercebido: o impacto dos tributos no preço final dos produtos e serviços. O litro da gasolina, sem impostos, custa muito menos do que pagamos normalmente. Essa diferença precisa ser compreendida por todos”, ressalta Felipe Scherer, coordenador local do Feirão do Imposto.

A presidente do Cojem Marechal reforça que o Feirão é uma oportunidade de aprendizado coletivo. “Não se trata apenas de apontar o peso dos tributos, mas de provocar uma reflexão sobre a gestão pública e a importância de cobrar mais transparência e eficiência na aplicação dos recursos”, salienta Jaqueline. Mais informações, incluindo a lista completa das empresas parceiras e detalhes das ações, estão disponíveis no perfil oficial do Cojem no Instagram: @cojemmcr.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.