Na terça-feira (24), a OAB Marechal Cândido Rondon foi recebida em audiência oficial pela Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Desembargadora Lídia Maejima, e pelo Juiz Auxiliar da Presidência, Dr. Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch.
A reunião contou também com a presença da Vice-Presidente da OAB Paraná, Dra. Graciela Marins, e do Coordenador de Dados e Estatísticas do Observatório do Poder Judiciário da OAB Paraná, Dr. Alceu Nascimento, que deram importante apoio técnico à demanda da subseção.
Durante o encontro, foram apresentados os principais pontos do pleito da advocacia local: a criação da 2ª Vara Cível e a designação de um juiz substituto fixo para a comarca de Marechal Cândido Rondon.
A OAB, com apoio técnico do Observatório da OAB Paraná, realizou um levantamento detalhado dos dados estatísticos da comarca, comparando a realidade local com outras três comarcas de porte semelhante no Estado. O estudo demonstrou o expressivo crescimento da demanda processual e os riscos iminentes de aumento no congestionamento de processos, caso medidas estruturais não sejam adotadas com urgência.
Importante destacar que o pleito da advocacia local conta com o apoio da Direção do Fórum da comarca e dos juízes que atualmente atuam na Comarca, que também reconhecem a necessidade de reforço na estrutura judiciária local.
A Presidente do TJPR e o Juiz Auxiliar demonstraram atenção e sensibilidade aos dados e argumentos apresentados, informando que o pedido será analisado com base em critérios técnicos e estatísticos.
“Essa reunião foi fruto de um trabalho coletivo, envolvendo a advocacia local, a Direção do Fórum, os magistrados da comarca e a OAB Paraná. Apresentamos dados concretos e reforçamos a urgência de melhorias na estrutura do Judiciário local para garantir maior celeridade e eficiência na prestação jurisdicional”, destacou o Presidente da OAB Marechal Cândido Rondon, Dr. Leandro Marcondes da Silva.
A OAB seguirá acompanhando os desdobramentos junto ao TJPR e manterá a advocacia local atualizada.
Com assessoria
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp