Uma cena passa a chamar atenção de quem passa pelo portal de entrada de Marechal Cândido Rondon: trabalhadores da construtora que executa a duplicação da BR-163, entre o município rondonense e Toledo, voltaram ao canteiro de obras.
Após um período de paralisação por falta de recursos, fica a esperança de que os investimentos estão sendo retomados pelo governo federal e, desta vez, visando o término do projeto.
Em 2022, a estimativa era que faltavam em torno de R$ 80 milhões – valor que já deve ter sido reajustado – para a conclusão de toda a obra, que hoje está concentrada entre Marechal Rondon e Quatro Pontes.
Um dos pontos que deve demandar mais recursos é justamente o portal rondonense, pois ali será feito um viaduto para permitir o acesso ao município ou para quem deseja seguir pela BR-163 no sentido a Guaíra. E é justamente neste local que os trabalhadores da construtora atuam neste momento.
Recentemente, o deputado federal Zeca Dirceu (PT) declarou que duas rodovias do Paraná – a BR-277 e BR-163 – estão no plano de obras do Ministério dos Transportes das 39 ações prioritárias para melhorar garantir o escoamento da safra agrícola 2022/2023 aos principais portos do país.
De acordo com ele, o ministro Renan Filho adiantou que o plano de ação de 100 dias prevê R$ 2,7 bilhões na retomada de obras, licitações e novas ordens de serviços nas principais rotas de exportação das rodovias brasileiras.





Por Maria Cristina Kunzler/O Presente