Fale com a gente

Marechal 10 meses para conclusão

Obras de remodelação da Avenida Rio Grande do Sul devem começar neste mês

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Uma das entradas do município de Marechal Cândido Rondon estará de cara nova em breve. As obras de remodelação da Avenida Rio Grande do Sul devem ser iniciadas ainda neste mês e têm prazo de dez meses para serem concluídas. As informações são do secretário de Coordenação e Planejamento, engenheiro Alisson Otsjen.

O processo licitatório foi homologado na segunda-feira (29) e o valor do investimento é de aproximadamente R$ 3,7 milhões. “A empresa vencedora foi a Caravaggio. Ela já executou obras em Marechal Rondon e em outras licitações deste ano também se sagrou vencedora. É uma empresa muito competente”, avalia.

Ao Jornal O Presente, o secretário ressalta que deve acontecer uma licitação a parte para a iluminação do trecho remodelado. “O valor dessa licitação deve girar em torno de R$ 1 milhão. O valor da abertura dos envelopes é um pouco mais alto, mas geralmente há um desconto”, pontua, acrescentando que o projeto equipará a via com iluminação em led.

Otsjen destaca que o projeto, o orçamento e as especificações da obra estão disponíveis no Portal da Transparência para quem deseja acompanhar.

Secretário de Coordenação e Planejamento, Alisson Otsjen: “Essa é uma obra complexa e um pouco demorada. A remodelação acontecerá por etapas para ter um menor impacto no trânsito, comércios e residências da localidade (Foto: Bruno de Souza/OP)

 

De cara nova

A licitação se refere ao prolongamento da Avenida Rio Grande do Sul em um trecho de cerca de 1,3 quilômetro, entre o Supermercado Copagril II e a entrada para o Clube Lira. “A obra contempla canteiro central, duas pistas de rolamento para cada lado do canteiro, calçada, paisagismo, ciclovia, sinalização e acessibilidade, além de uma interligação adequada com as vias transversais já existentes, áreas para estacionamento nos dois lados da pista e a implantação de quatro novas rotatórias”, detalha.

As rotatórias ficarão uma em cada extremidade da obra e duas intermediárias no trecho, adianta Otsjen. “A ciclovia vai permanecer onde está hoje – na lateral esquerda de quem está saindo da cidade, mas vai ser adequada em uma sequência lógica. Vai perder a forma orgânica e vai ficar mais reta”, explica.

Prolongamento de 1,3 quilômetro da Avenida Rio Grande do Sul contará com ciclovia, canteiro central, pistas duplas de rolamento, estacionamento, calçada e paisagismo, tudo com sinalização e acessibilidade (Foto: Divulgação)

Obra complexa

Na avaliação do secretário, trata-se de uma obra complexa e demorada. “A remodelação acontecerá por etapas para ter um menor impacto no trânsito, comércios e residências da localidade. Algumas partes precisam ser feitas no trecho inteiro simultaneamente, mas o planejamento é que isso ocorra com o menor impacto possível. Esperamos ver as máquinas trabalhando aí por um bom tempo”, comenta, entusiasmado.

Apesar de ser executada em partes, a população deve estar preparada para desvios no trânsito naquela região. “Não tem como executar a obra toda sem fazer desvio e isso acontece, obrigatoriamente, por dentro dos bairros. A gente pede um pouco de atenção, em especial aos motoristas e à população que reside nas proximidades. Estamos trabalhando com a Secretaria de Mobilidade Urbana e com empresa vencedora da licitação para que isso ocorra de forma parcial, ou seja, conforme a obra avançar e precisar desviar o movimento”, antecipa.

O trecho pertencia à PR-467 e foi municipalizado para se adequar às necessidades da expansão urbana de Marechal Rondon (Foto: Sandro Mesquita/OP)

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente