O Serviço Social do Comércio (Sesc) de Marechal Cândido Rondon, através do projeto Futuro Integral, recebeu a apresentação cultural da Orquestra Mirim Vila Guarani, na segunda-feira (13). A Orquestra Mirim Vila Guarani, de Terra Roxa, foi fundada em agosto de 2022.
Com 20 anos de experiência musical, o regente e maestro Adelton Andrade (Tom) desempenhava a função de regente e maestro no município de Marechal Cândido Rondon, até que no ano de 2022 escreveu um projeto “Orquestra Mirim” e viu a possibilidade de trabalhar no município de Terra Roxa. Inicialmente, o projeto visava trabalhar instrumentos musicais acessíveis para crianças com vulnerabilidade, e assim surgiua oportunidade de trabalhar com indígenas.
O projeto atende atualmente cerca de 40 crianças que formam a orquestra, todos tocando em uníssono.
Setenta por cento das crianças da Orquestra Vila Guarani são indígenas, representantes das aldeias Araguaju, Yvyraty Porã, Yvy Porã, e o restante crianças da própria vila.
O 1º espetáculo da orquestra aconteceu na própria vila, algo inédito para a comunidade e principalmente para as crianças musicistas.
Oficina
No Sesc, além da apresentação cultural, os integrantes da orquestra participaram de uma oficina de mandalas, desenvolvida pelos orientadores do projeto Futuro Integral do Sesc de Marechal Rondon.
Participaram do evento o gerente do Sesc de Marechal Fernando Ferreira, Ademar Bayer, presidente do Síndicomar, Rosi Sommer presidente da CMEG, Junior Paulinho Niszczak, secretário municipal da secretaria de Cultura, representantes da Secretaria municipal de Educação e diretoras e coordenadores das escolas municipais parceiras do projeto Futuro Integral e Aprender e Jogar desenvolvidos pelo Sesc Marechal.



Com assessoria