O Presente
Marechal

“Os rondonenses podem esperar comprometimento e muito trabalho”, destaca secretário de Agricultura

calendar_month 9 de janeiro de 2021
7 min de leitura

Vereador mais votado para o Legislativo de Marechal Cândido Rondon na eleição de 15 de novembro, Adriano Backes (DEM) foi nomeado secretário de Agricultura e Política Ambiental na quarta-feira (06). Ele já se desligou da Câmara e assumiu a pasta, e promete um trabalho de excelência em prol do povo rondonense.

Ele diz que os próximos dias serão de levantamentos, organização e planejamento. “Os próximos 15 dias exigem um pouco de paciência por parte da comunidade. Depois que tudo estiver organizado, vamos a ferro e fogo trabalhar e resolver os problemas do nosso município”, declarou ao O Presente.

Na entrevista, Backes comenta sobre a expectativa para os trabalhos à frente da secretaria, seus objetivos e prioridades. Confira.

 

O Presente (OP): Na sua opinião, ao que se deve o convite para ser secretário de Agricultura e Política Ambiental nesta nova gestão Marcio e Ila: ao fato de o senhor ter sido o vereador mais votado ao Legislativo, por ter desempenhado um bom trabalho na pasta na gestão passada ou as duas coisas?

Adriano Backes (AB): Acho que é o contexto de tudo. É uma trajetória de 16 anos de trabalho na Secretaria de Agricultura, onde fui motorista. O falecido Hilário Gauer (ex-secretário da pasta) foi um grande professor. Fui por quatro anos diretor de departamento, com atendimento e envolvimento na secretaria. Isso me deu muito conhecimento e respaldo para ser vereador pela primeira vez em 2017. Esse trabalho na Câmara, voltado ao conhecimento do Executivo e propriamente dentro da Secretaria de Agricultura, me oportunizou muitos questionamentos do governo Marcio e Ila. Aí veio o convite do (prefeito) Marcio (Rauber) para melhorar essa secretaria e fazê-la ser funcional. Nessa ida para a secretaria, abriu-se uma nova gestão que foi de atendimento em prol dos agricultores e fornecimento de serviços essenciais que temos na cidade na questão de lixo bom e lixo orgânico, varreção, corte de grama e auxílio aos distritos em um contexto geral. Esse trabalho foi reflexo na eleição passada para o vereador Backes e para o Marcio também. Para mim, a secretaria foi fundamental, porque mostrou que o Backes estava preparado e qualificado para assumi-la. Fiz a secretaria ser funcional e vi o respaldo nas urnas. Acredito que esse chamativo do prefeito e do (vice-prefeito) Ila (Ilario Hofstaetter) para compor a equipe de governo se deve a esse trabalho, a essa história na política de conhecimento e, acima de tudo, a essa eleição. Muitas vezes não adianta ter só formação, é necessário se dedicar, se doar e somar em equipe. Na Secretaria de Agricultura, todos os servidores se dedicam e fazem a coisa acontecer. Você nunca faz nada sozinho, é preciso um grupo. Trabalhar junto, vestir a camisa. Temos orçamento, maquinários novos, logística de trabalho. Então, precisamos organizar e trabalhar juntos.

 

OP: Como o senhor recebeu este convite?

AB: Com alegria. Fico muito feliz por escutar o Marcio pontuar que fizemos um bom trabalho, que fomos dedicados. Isso me determina a continuar trabalhando cada vez mais e melhor.

 

OP: O senhor acredita que o fato de assumir uma secretaria pode decepcionar os seus eleitores, que votaram para elegê-lo vereador ou que eles vão compreender essa mudança do Legislativo para o Executivo?

AB: Parcialmente. Por que o Backes hoje é o mais votado do município? Reflexo do trabalho na Secretaria de Agricultura. Então, tenho, sim, pessoas que votaram no Backes querendo que ele fique como vereador, mas hoje quem é o vereador? Vereador é quem faz o pedido, faz o requerimento, faz o encaminhamento para o Executivo. É ele que cobra todos os dias. Se não tem no Executivo quem executa as obras, não adianta pedido, porque não vai ser solucionado. Então, hoje, fizemos a ponte direta, porque estamos na secretaria. Não vamos cuidar só dos eleitores do Backes, mas, sim, dos mais de 50 mil habitantes de Marechal Rondon. Vamos respeitar todos, trabalhar igualitariamente e não vamos olhar para bandeiras partidárias. Vamos trabalhar para fazer um município diferente, pois ele precisa crescer, e queremos fazer parte disso. Críticas virão, mas eu mostrarei com o meu trabalho e dedicação que estou aqui para servir e não para ser servido.

 

OP: Qual é o seu objetivo como secretário?

AB: Colocar em prática as ações que foram pontuadas no plano de governo Marcio e Ila. Isso é o principal. Mas há muitas frentes que passam pelo envolvimento da secretaria. Com certeza, iremos para o fomento do interior. Queremos trabalhar em prol dos agricultores, atender com maquinários, oportunizar suporte técnico e amparo desde o atendimento de protocolos, bloco do produtor e também na terceirização dos serviços que temos na cidade, a condição do lixo orgânico, melhorar e buscar onde estão os problemas. Vamos trabalhar junto da comunidade, observando a indicação dos vereadores, pautados naquilo que é preciso melhorar. Vamos fazer projetos e buscar melhorar o orçamento da secretaria, porque não adianta pensar em algo grandioso sem ter dinheiro. Precisamos observar o orçamento, ver o que é cabível e conversar com o prefeito Marcio para, juntos, avaliarmos o que é possível ser colocado em prática.

OP: O que os rondonenses podem esperar do Adriano secretário?

AB: Comprometimento e muito trabalho. Serei compromissado com a nossa gente e vou vestir a camisa. Não tenho preguiça. Vou me dedicar ao máximo e buscar melhorar o que for possível.

 

OP: O senhor já esteve à frente desta secretaria na gestão passada. Pretende fazer algo diferente do que fez quando foi secretário naquele período?

AB: Quero me dedicar ainda mais. Quero buscar uma aproximação maior com a comunidade e com as entidades ligadas à secretaria que eu não consegui chegar quando fui secretário, porque foi um tempo muito curto. Naqueles oito meses, foquei no que era mais urgente. Vamos trabalhar com determinação, dentro da legalidade e buscando o contato com todos os pontos de ligação com a secretaria para poder fazer uma gestão igualitária, que atende a todos.

 

OP: Qual a sua expectativa para este início de trabalho na pasta?

AB: Grande. Não podemos baixar a cabeça por causa da pandemia. É preciso cuidar do agronegócio. Precisamos manter a cidade forte, o nosso comerciante trabalhando e tudo isso depende da agricultura. Então, temos que organizar a pasta e trabalhar.

 

OP: Há alguma prioridade?

AB: Agora a nossa prioridade é colocar em prática o que for possível. Com o milho plantado virão as questões de silo dos produtores. Preciso organizar o protocolo para dar a legalidade do documento e atender com maquinário nas propriedades. É essencial. Já estamos pensando, devido à pandemia, em organizar todos os colaboradores do bloco do produtor para dar um atendimento de qualidade e com segurança e agilidade aos produtores que tanto precisam escoar a sua produção. Essa receita do agricultor é a receita do município, pois grande parte fica. Essas seriam as nossas prioridades no momento.

 

TRAJETÓRIA

Adriano Backes é servidor concursado há 16 anos. Foi o vereador mais votado nas eleições de 15 de novembro, com 1.620 votos. Ele exerceu mandato de vereador de 1º de janeiro de 2017 até a metade de julho de 2019, quando se licenciou do Legislativo para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental. No início de abril do ano passado se desincompatibilizou da prefeitura e retornou à Câmara para disputar a eleição, sendo reeleito para o mandato 2021/2024.

Sua estreia nas urnas foi em 2016, quando foi o terceiro mais votado pela coligação que elegeu Marcio e Ila prefeito e vice. Na ocasião, Backes conquistou 1.227 votos.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.