O Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, promoveu nos dias 25 e 26 de março, o 1º Encontro da Família 2019, da Escola da Inteligência. Neste ano, o tema do Curso da Família é “Juntos em Família: o desafio de educar filhos emocionalmente saudáveis”. Esta primeira palestra teve o tema “Minha Família e Eu” e foi ministrada pela Gerente Regional da EI, a psicopedagoga Maria Rita Grandi Gullo.
Este é o segundo ano que o Rui Barbosa trabalha com a Escola da Inteligência que é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos.
Ao todo serão quatro Encontros da Família em 2019. As palestras forneceram ferramentas que ajudam na convivência familiar e no preparo do crescimento emocional e social das crianças, adolescentes e responsáveis. Neste primeiro encontro, a palestrante falou sobre a importância de uma boa conexão na relação pai e filho.
O diretor do Rui Barbosa, pastor Carlos Kracke, destaca a importância de o Rui Barbosa realizar dois encontros. “Para que tenhamos uma aproximação maior com as famílias de Santa Helena, Entre Rios do Oeste e região, realizamos o encontro da Família aqui em Marechal e também em Santa Helena. Agradecemos a todos os pais que participaram”, agradece.
O pai, Odair Kuhn, comenta que ele e sua família estão muito satisfeitos com o EI. “Sou um leitor e admirador do trabalho do Dr. Augusto Cury, suas ideias tem revolucionado minha forma de pensar e aproveito os acontecimentos da escola para conversar com meus filhos sobre a maneira de como lidamos com as perdas ou mesmo o sucesso. Especialmente esse último encontro foi espetacular para mim, pois eu mesmo em situações de estresse tenho explodido com minha família, e também sobre isso aproveitei o momento para me concertar com eles, e isso é realmente muito precioso. Nós seremos participantes assíduos e consideramos um privilégio fazer parte disso. Tenho certeza que meus filhos pelo ensino que tem no Rui Barbosa poderão fazer a diferença na nossa sociedade”, comenta.
O pai, Ricardo Polla, de Santa Helena, comenta que o Encontro foi muito interessante. “Nós precisamos dessas reflexões, pois são momentos para relembrar alguns conceitos que no dia a dia são esquecidos. Minha avaliação para este encontro é que o evento foi ótimo”, destaca.
A mãe, Christie Beal Paetzold, concorda e diz que o encontro foi especial e emocionante. “Acredito que participando destes encontros nos tornamos pessoas melhores com nossos filhos e com as pessoas que nos cercam. Sempre aprendemos algo novo e diferente e que sempre nos agrega muito”, finaliza.
Com assessoria