O Presente
Marechal

Palestra sobre violência doméstica e legislação acontece nesta terça-feira em Marechal Rondon

calendar_month 10 de maio de 2022
4 min de leitura

A violência doméstica envolve mitos. Por isso, informação e conhecimento são elementos fundamentais para evitar conflitos. Com este objetivo, a Escola Vivencial do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) – Setor Rondon promove nesta terça-feira (10) a palestra com o tema “Ministério Público na comunidade: o papel da Promotoria de Justiça no combate à violência doméstica”, ministrada pelo promotor Caio Di Rienzo.

A palestra será realizada na sala de reuniões da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Matriz da Igreja Católica em Marechal Cândido Rondon, às 20 horas, e é aberta à participação de toda a comunidade. Na ocasião, o palestrante vai ajudar a comunidade a estar preparada para situações deste gênero. “Além disso, é intuito da escola também conhecer o papel do promotor na comunidade e criar uma aproximação com a instituição”, comenta a responsável pela Escola Vivencial do MCC – Setor Rondon, Marta Schumacher.

Ela diz que a violência doméstica está envolta de equívocos que tornam a procura e o pedido de ajuda da vítima mais complicados, “bem como contribuem para a falta de compreensão de terceiros acerca das reais questões que estão no cerne da culpa ou vitimização”, expõe.

De acordo com a coordenadora do evento, conhecer a legislação e saber conduzir a situação de violência pode contribuir para evitar e contornar os conflitos. “Por isso é importante debater este tema. É um fenômeno complexo e multidimensional que atravessa classes sociais, idades e regiões”, enaltece.

Marta afirma que a não-reação e, muitas vezes, a passividade por parte dos violentados os coloca na procura de soluções informais ou conformistas. “Há muita relutância em levar este tipo de conflito para o espaço público, onde durante muito tempo foram silenciados”, salienta.

 

Retiros

Marta informa que a Diocese de Toledo vai sediar dois retiros no mês de maio. Um masculino, entre os dias 19 a 22, e um feminino, nos dias 26 a 29, com entrada na noite de quinta-feira e saída no final do domingo.

“É um encontro vivencial, com uma dinâmica própria, onde um grupo de cristãos (leigos e sacerdotes) testemunha sua caminhada e coloca para reflexão e debate temas ligados à fé e à vida”, enfatiza.

Segundo ela, outras experiências estão programadas para acontecer em 2022 voltadas para jovens e adultos. Quem tiver interesse pode buscar informações na secretaria paroquial da comunidade católica.

 

Evangelização

O Cursilho é um movimento eclesial de evangelização cristã que surgiu na Igreja Católica Apostólica Romana, no seio da Ação Católica Espanhola do início do século XX.

Seu método consiste em despertar e capacitar a criação de núcleos de cristãos que prossigam levando aos seus vários ambientes os critérios e valores do Evangelho.

No Brasil, o 1º Cursilho foi realizado em abril de 1962, em Valinhos, Diocese de Campinas. Atualmente, realizam-se cursilhos em todos os Estados brasileiros.

 

Escola Vivencial

A Escola Vivencial é um encontro periódico para a comunidade cursilhista com o intuito de vivenciar integralmente o tripé cristão: oração, estudo e ação. O principal objetivo é a formação integral dos seus participantes, “procurando oferecer subsídios para garantir o alinhamento do movimento com a doutrina e diretrizes da Igreja como um todo e, desta forma, contribuir para o fortalecimento do carisma do MCC em sua missão evangelizadora”, evidencia Marta.

Pelas Escolas Vivenciais, conforme ela, é possível levar informação, formação e conhecimento ao público que integra essa caminhada de igreja. “Em muitas escolas debatemos temas do próprio movimento, como funciona, qual seu carisma e outros, bem como temas da nossa igreja, a Católica. O carisma do MCC é transformar homens e mulheres em pessoas melhores, pessoas que vivem o amor de Cristo em seus ambientes e que a partir da própria transformação e atitude mudam o seu próprio mundo e o que está em seu redor”, conclui.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.