Fale com a gente

Marechal Preparativos

Parque de Exposições recebe melhorias à Expo Rondon; evento será lançado nesta terça-feira

Publicado

em

(Fotos: Joni Lang/OP)

 

Seguem em ritmo intenso os preparativos à Expo Rondon 2019, evento que será realizado de 25 a 28 de julho, em comemoração aos 59 anos de emancipação político-administrativa de Marechal Cândido Rondon.

Em entrevista ao O Presente, o coordenador-executivo da Comissão Central Organizadora (CCO), Vitor Giacobbo, salienta que os trabalhos estão a todo vapor para deixar a estrutura em dia para receber o público do município e da região. “A programação completa da Expo Rondon será apresentada no lançamento do evento, agendado para terça-feira (25), às 07h30, na Associação Comercial e Empresarial (Acimacar)”, informa.

“Todo ano é um novo desafio realizar a festa do município, tendo em vista se tratar de um grande evento para Marechal Rondon e toda região, de modo que existe a preocupação de que cada edição seja melhor do que a anterior, obedecendo todas as regras de licitação, desde contratação de shows até a parte que atende a população em termos gerais”, destaca Giacobbo.

 

ATENÇÃO ESPECIAL

O coordenador-executivo da Expo Rondon expõe que para este ano tem sido dado foco especial na parceria com a Acimacar para que seja possível promover novamente uma grande Exposição do Comércio, Indústria e Prestação de Serviços (Expomar) e da Expo Pecuária. “Mais uma vez é formalizada a parceria da Associação Comercial com a Copagril, imbuída em proporcionar o melhor possível na Expo Pecuária”, reforça.

Em se tratando de shows, tal qual ano passado foram priorizados shows com apelo popular em termos de participação do público rondonense e da região para que estas pessoas contribuam para o sucesso da festa. “Esses shows serão no estádio, porém com formato diferente do ano passado, porque neste ano o prefeito determinou prioridade à população de Marechal Rondon e do entorno, então de novo é obrigatória a retirada dos ingressos antecipadamente com a entrega de um quilo de alimento, enquanto quem deixar para a última semana deverá pagar os ingressos”, diz.

“Na terça-feira já teremos definidos os pontos de entrega dos alimentos para a retirada dos ingressos, uma vez que nós precisamos ter controle sobre o número de pessoas que vão prestigiar os shows para não extrapolar a capacidade de público”, avisa.

 

CLIMA DE FESTA

Giacobbo ressalta que na manhã de terça-feira haverá apresentação da programação completa da festa do município, aos patrocinadores, parceiros, autoridades e imprensa. “A partir daí vamos iniciar a parte de divulgação e marketing, bem como a comercialização de espaços. O que cabe à Acimacar já está tudo organizado, mas o que é de responsabilidade do município, como a venda de camarotes, ingressos aos shows, alimentação, enfim será dado início ao trabalho da festa em si para tudo fluir conforme previsto”, destaca.

“Enquanto coordenador saliento que a programação do evento em si está tranquila, o que começa a partir do lançamento é criar o clima de festa para que a população entenda e perceba que estamos chegando nos festejos, cujo evento traz retorno comercial para as empresas e para quem está presente. Pretendemos atingir grande sucesso como ocorreu nas edições anteriores”, pontua.

 

MELHORIAS

Giacobbo menciona que a Casa Cultural recebe melhorias gerais, através de uma reforma completa. “Foi substituído todo o telhado, além de melhorias na parte interna do palco e dos camarins para oferecer melhor atendimento naquela área onde serão apresentadas as atrações locais, bem como na gastronomia, entre outros pontos”, adianta.

“Embora não haja grande investimento, estamos preocupados para tomar todos os cuidados na manutenção do Parque de Exposições, tanto na segurança que cabe ao Corpo de Bombeiros, a verificação das questões necessárias em aspectos gerais, assim como melhoria e apresentação do local. Trabalhamos há cerca de 30 dias, o que será intensificado a partir do lançamento da festa, pois o foco é chegar com muito mais tranquilidade em relação às outras edições com os trabalhos realizados com antecedência”, frisa, emendando que as melhorias contemplam os banheiros, no bosque e construção de novos quiosques ao boi no rolete. “Não são projetos novos, contudo manutenções normais para que possamos chegar na festa do município com tudo organizado”, pontua.

Outro lugar que recebe investimentos é o estádio, uma vez que a pista de atletismo está pronta e o muro que caiu com as fortes chuvas em outubro de 2017 está sendo erguido. “A melhoria no estádio estava prevista pela administração e iria acontecer de qualquer forma, o que a gente se preocupa é que esteja tudo pronto para não atrapalhar a festa, porque o estádio será ocupado mais uma vez para apresentação dos grandes shows que acontecerão à noite”, afirma.

Em relação ao paisagismo desenvolvido pela equipe da Secretaria de Agricultura e Política Ambiental, o coordenador-executivo cita que este serviço está bastante adiantado. “Queremos que as pessoas que visitarem a Expo Rondon se sintam muito bem e ‘levem bons ventos’ de Marechal Rondon às suas cidades”, diz.

 

NOVOS PROJETOS

Além disso, Giacobbo revela que o prefeito Marcio Rauber e o vice Ilario Hofstaetter (Ila) apresentaram o pedido para viabilizar um novo pavilhão de exposições para os moveleiros.

“Como depende de projeto, licitação e recursos disponíveis, não foi possível fazer este ano. O prefeito se comprometeu com o presidente da Acimacar para que seja executado este pavilhão à próxima edição, atendendo os anseios desses expositores. A prefeitura realiza o projeto, sendo que também há interesse e necessidade de reformar o Centro de Eventos Werner Wanderer, através de pintura, serviço geral e manutenção que devem ser realizadas”, prossegue.

Segundo ele, há uma verba disponibilizada pelo senador Álvaro Dias, porém o dinheiro ainda não está no caixa. “Acredito que logo depois da Expo Rondon ou no início do ano que vem esta verba seja liberada para promover a reforma na área de entrada e no pátio externo do Centro de Eventos”, enaltece.

 

EVENTO

A Expo Rondon iniciará no dia 25 de julho (quinta-feira), feriado municipal, com a abertura oficial da Expomar e da Expo Pecuária, às 09 horas. Na sequência, às 09h30, haverá Culto Ecumênico na Casa Cultural, enquanto às 10h30 acontecerá show gospel do cantor PG (Pedro Geraldo Mazarão), ex-vocalista da Banda Oficina G3.

Os shows deste ano novamente serão no Estádio Municipal Valdir Schneider. No dia 25, Luan Santana sobe ao palco, às 22 horas; no dia 26 (sexta-feira), será a vez da dupla Matheus e Kauan se apresentar, às 23h30; já no dia 27 (sábado) Zezé Di Camargo e Luciano animam a festa, às 23h30, sendo que depois será a vez da Banda Storehouse Rocky Jam animar o público, a partir da 01h30. Interessados em assistir aos shows deverão doar um quilo de alimento não perecível, menos sal e fubá, nas igrejas que fazem parte dos conselhos. Quem deixar para as datas próximas comprará ingresso, que deve custar R$ 20 por show mais R$ 2 de taxa, ou R$ 50 o passaporte para os três shows mais R$ 5 de taxa. A Casa Cultural, assim como foi em 2018, novamente estará repleta de atrações, com bandas nos estilos musicais pop e rock. Mais uma vez haverá bar temático e apresentações culturais.

Uma das atrações e que mais traz público é o rodeio, que contará com o Circuito Nacional de Rodeio de Barretos, além da Prova dos Três Tambores e show pirotécnico na sexta-feira, no sábado e no domingo. O locutor Cuiabano Lima está contratado para a locução.

No que tange à gastronomia, os restaurantes Alemão, CTG e do Café Colonial contarão com pratos típicos, além da praça de alimentação que novamente será disponibilizada, cujos preços foram definidos em R$ 40 para os pratos típicos e boi no rolete. “A bebida deve ficar praticamente no valor do ano passado, sendo que a licitação está acontecendo para contratar a empresa responsável. Novamente formamos parcerias com entidades como Rotary, Acimacar e JCI, entre outras. Para o município sobra pouco, então o que importa é gerar bom atendimento às pessoas para que se sintam satisfeitas”, finaliza.

 

45 BOIS NO ROLETE

Na última terça-feira (18), no auditório da prefeitura rondonense, ocorreu uma reunião referente à realização da 40ª Festa Nacional do Boi no Rolete, que acontecerá no dia 28 de julho, integrando a programação da Expo Rondon 2019. Em pauta, o regulamento do concurso deste ano, que deverá contar com 41 equipes inscritas.

Na edição deste ano serão assados 45 bois, três a mais do que no ano passado. Cada boi pesará em média 300 quilos, totalizando 13,5 toneladas de carne. A confirmação da inscrição das equipes para a participação do concurso poderá ser feita até o dia 17 de julho.

Participaram da reunião o vice-prefeito Ila, o presidente da Fundação Promotora de Eventos (Proem), Anderson Loffi Schmoeller, os coordenadores do concurso, Ari Esaldir e Ireneo Kühl, além de interessados.

 

COPAGRIL ORGANIZA ATRATIVOS

Lideranças da Copagril trataram, na tarde da última quarta-feira (19), sobre os preparativos para os atrativos que serão oferecidos ao público na Expo Rondon. O coordenador da Copagril para a Expo Rondon, superintendente agropecuário Enoir José Primon, declarou que a cooperativa terá lançamento especial na festa do município. “Para nós é uma grande satisfação poder realizar mais um lançamento durante a Expo Rondon, pois é uma forma de prestigiarmos tão importante evento, bem como uma maneira de brindarmos o nosso público com novidades”, salientou.

De acordo com o encarregado da Assessoria de Marketing, Comunicação e Cooperativismo, Júnior Paulinho Niszczak, em 2019 a Copagril completará 49 anos e dará início à contagem regressiva para o seu cinquentenário. “Por este motivo, a Expo Rondon será um momento oportuno para lançarmos a maior campanha já realizada pela nossa cooperativa”, enfatizou.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente