Ford Ranger e Ecosport Set/2020
Copagril – Compras no Site
Marechal Repaginação

Parques públicos rondonenses receberão novos investimentos

Foto: Joni Lang/OP
  • Parque de Lazer Rodolfo Rieger (Lago Municipal) vai ganhar um playground em madeira plástica. Já o parque da Praça Willy Barth (foto) receberá melhorias, como miniquadra de society para crianças, além das melhorias na estrutura, com a implantação de novos brinquedos (Foto: Joni Lang/OP)

  • Secretária de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber: “Não pensamos apenas em parques infantis novos, mas na durabilidade dos brinquedos e principalmente na segurança das crianças” (Foto: Joni Lang/OP)

  • Lago Municipal contará com novo parque assim que for concluído trâmite licitatório: local tem atualmente um parque provisório (Foto: Joni Lang/OP)

  • Por receber grande número de visitantes, parques públicos precisam de reparos constantemente (Foto: Joni Lang/OP)

  • Praças Dealmo Poersch e 31 de Outubro são as mais bem equipadas do município: brinquedos mais modernos (Foto: Joni Lang/OP)

  • Parque da Praça Willy Barth receberá melhorias e também será contemplado com novidades (Foto: Joni Lang/OP)

  • Parques em madeira plástica são destaque nas praças repaginadas do município (Foto: Joni Lang/OP)

Para quem não tem e nem pretende ter parque infantil em casa, os playgrounds públicos continuam sendo a grande atração da criançada. Estar nesses espaços é sinônimo de alegria e diversão para os pequenos, sozinhos ou acompanhados dos amigos e familiares.

Em Marechal Cândido Rondon há vários parques públicos, sendo os principais instalados na Praça Willy Barth, na Praça 31 de Outubro (Rua das Três Igrejas) e na Praça Dealmo Poersh (em frente à Matriz Católica). Vira e mexe os espaços são alvo de críticas por parte de alguns moradores, por deixarem a desejar em termos de novos investimentos ou manutenção.

Casa do Eletricista – TORNEIRA PINGANDO

Para conferir o atual estado destes parques, a reportagem de O Presente foi às ruas e constatou que os parques das praças 31 de Outubro e Dealmo Poersch são os mais bem equipados do município. Eles foram repaginados recentemente e contam com equipamentos mais modernos dos que estão instalados na Praça Willy Barth, ainda a mais frequentada pelos rondonenses. No local, o chão de terra e pedrinhas é um dos quesitos criticados por alguns pais, além dos equipamentos, que são de modelos mais antigos.

 

PARQUES REPAGINADOS

O parque da Praça 31 de Outubro (Rua das Três Igrejas) conta com gangorra de pé, globo orbital, balanço adaptado para cadeirantes, trave de equilíbrio, pontos de equilíbrio, equipamento maior com três torres, escorregador túnel e escalada.

Já o playground da Praça Dealmo Poersh (em frente à Matriz Católica) é composto de gangorra de pé, carrossel, pontos de equilíbrio, roda de pé, equipamento com duas torres, escalada, balanço e dois escorregadores, um deles com túnel. “Para mais segurança às crianças nós colocamos neste parque o piso emborrachado, além de madeira plástica. Nós somos um dos primeiros municípios do Estado a implantar a novidade do piso emborrachado”, enaltece a secretária de Assistência Social de Marechal Rondon, Josiane Laborde Rauber.

 

NOVOS PARQUES

Segundo ela, dois espaços do município serão contemplados com parques infantis em breve. Trata-se do distrito de Bela Vista e do Bairro Recanto Feliz. “Tramita processo licitatório que visa comprar equipamentos em madeira plástica a fim de oferecer mais segurança às crianças, tudo com base em concreto. Também vamos instalar mais academias da terceira idade”, revela.

 

REFORMAS

Josiane diz que também deve ocorrer processo licitatório para execução de reformas nos parques infantis rondonenses. “A princípio não temos nenhuma empresa terceirizada que faça manutenção, então por enquanto a Secretaria de Obras e Serviços Públicos tem ajudado neste trabalho”, comenta.

“A administração municipal realiza processo licitatório para implantar um parque infantil mais completo com madeira plástica no Lago Municipal (Parque de Lazer Rodolfo Rieger). Já o parque da Praça Willy Barth receberá melhorias, como miniquadra de society para as crianças, além da melhoria na estrutura, com a implantação de novos brinquedos com a qualidade da madeira plástica”, expõe.

A secretária de Assistência Social destaca que o governo municipal não pensa apenas em parques infantis novos, mas na durabilidade dos brinquedos e principalmente na segurança das crianças que vão utilizar os espaços. “Em caso de queda, a criança se machuca no piso de concreto; no caso do piso emborrachado a criança sente menor impacto”, conclui.

 

O Presente

TOPO