Fale com a gente

Marechal 26 anos em Marechal Rondon

Pastor Romildo Wrasse se torna emérito da Igreja Luterana após 40 anos de ministério

Publicado

em

Pastor Romildo Wrasse, após 26 anos de trabalho em Marechal Rondon, pede o desligamento: “Quero demonstrar toda minha gratidão à Congregação Cristo, aos membros, luteranos e pessoas da cidade e da região com as quais a minha família formou amizade” (Foto: Joni Lang/OP)

 

Depois de 40 anos de ministério, o reverendo Romildo Wrasse passa à condição de pastor aposentado da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Além disso, ele também abdica do chamado de pastor da Congregação Cristo, de Marechal Cândido Rondon, onde foi ordenado no dia 04 de janeiro de 1992, portanto com atuação de 26 anos no município e em toda a região.

A cerimônia denominada de emeritamento será realizada durante momento no culto agendado para as 19h30 deste sábado (29), na Congregação Cristo. Para este culto, o pastor elaborou mensagem onde destacará os 26 anos de trabalho em Marechal Rondon, bem como as quatro décadas de sua vida dedicadas na profissão de pastor.

Natural de Horizontina (RS), Wrasse foi estimulado a ser pastor pelo reverendo Ernesto Pahl ainda na década de 1960, quando ele e os irmãos Romualdo e Romeu, que também são pastores, foram trazidos a Marechal Rondon. “Nós três viemos para cá em 1969, quando estudamos no Colégio Rui Barbosa, período em que ficamos nas casas de membros, sendo que eu residi com a família de Beno Vorpagel. No ano seguinte, de volta ao Rio Grande do Sul, conclui o ginasial na cidade de Planalto e cursei o Ensino Médio de 1971 e 1973 em São Leopoldo, até estudar no seminário na cidade de Porto Alegre. Nossos pais queriam futuro melhor aos filhos através dos estudos e devido ao destaque na instrução de confirmandos eu e meus irmãos nos tornamos pastores”, declarou ao O Presente.

Romildo graduou-se no dia 05 de março de 1978 no seminário em Porto Alegre e foi ordenado pastor na cidade de Realeza, já no Paraná, em 22 de abril de 1978. Depois assumiu congregação em Limeira (SP) até vir a Marechal Rondon no início de 1992, acompanhado da esposa Érica e dos filhos Éverton (pastor), Lilian e Denise.

 

CHAMADO

Quando chegou a Marechal Rondon, Wrasse atuou nas cinco áreas da Congregação Cristo: adoração, ensino, comunhão, serviço e testemunho. “O pastor Mário Rost estava aqui e fazia bom trabalho, então fui chamado para trabalhar especialmente na área de adoração devido ao destaque na área musical. Fui chamado para todas as funções de pastor, no entanto, com a ideia de dar atenção à área musical. De todos esses anos atuamos em períodos como presidente do Conselho Distrital Lago Itaipu e conselheiro nas diretorias dos departamentos da congregação. Em termos administrativos e organizacionais os membros da Congregação Cristo são muito experientes, feras”, enaltece.

Além da Congregação Cristo, Wrasse atendeu inicialmente as congregações de Quatro Pontes e Linha Heidrich, que mais tarde se tornaram comunidades. “Trabalhei bastante na descentralização com a ideia de fundar novas congregações, oportunizando a criação da Congregação Alvorada, sede paroquial em Mercedes, que na época pertencia ao Bairro Botafogo, e concretizar a abertura da Congregação Cristo é Vida, da Vila Gaúcha, cujo pedido já estava todo organizado. Também apoiamos a abertura da Congregação do Bairro Primavera e a chegada de um pastor ao município de Quatro Pontes”, relembra, emendando: “Tivemos muita alegria em contribuir para aquilo que hoje é o Distrito Lago Itaipu, compreendendo Toledo, Marechal Rondon, Mercedes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Quatro Pontes, Santa Helena, Vera Cruz do Oeste e parte de Céu Azul”.

 

SENTIMENTO

O pastor reforça que hoje em dia o mundo passa pelo processo da secularização, ou seja, da influência daquela parcela que não tem nenhuma preocupação com Deus, com a Igreja. “Isso vem aumentando. Vemos muitos círculos influentes que sugerem o desestímulo às atividades da Igreja e uma das razões é a facilidade de acesso e oportunidades de lazer. O trabalho de Deus conta com inúmeros obstáculos e o primeiro está no coração das pessoas. A gente luta com a palavra de Deus e pelo poder do Espírito Santo para transformar esses corações, sendo que, apesar de todo desafio, o trabalho desenvolvido gera recompensa e sentimento de prazer a quem o faz”, reforça.

Com o desligamento do chamado pastoral na Congregação Cristo e do emeritamento perante a IELB, Wrasse pretende dedicar tempo maior à sua família, esposa, filhos e netos e realizar atividade de tempo minorada. “O maior tempo da minha vida foi em Marechal Rondon, cidade onde meus filhos cresceram, se formaram e viveram. Por tudo isso, me sinto privilegiado e muito agradecido por tudo o que pude viver enquanto pastor, especialmente da Congregação Cristo. Lógico que houve fase difícil, mas isso é normal em todas as áreas. Quero demonstrar toda minha gratidão à Congregação Cristo, aos membros, luteranos e pessoas da cidade e da região com as quais a minha família formou amizade”, conclui.

 

O Presente

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente