Fale com a gente

Marechal

Peça teatral “O Auto da Compadecida” estreia em Marechal Rondon

Publicado

em

Amanhã, quinta-feira (5), acontecerá a estreia do espetáculo “O Auto da Compadecida”, pelo Grupo Catársis, da Escola de Artes de Marechal Rondon. A apresentação está marcada para às 20h30, no Pavilhão Alemão do Parque de Exposições. A atividade é gratuita e conta com apoio da Secretaria de Cultura do município.

A secretária da pasta, Márcia Veit, comemora a estreia da peça. “É com muita alegria que retomamos a apresentação de peças teatrais em Marechal que, além de tudo, são produzidas e estreladas por rondonenses”, diz.

Espetáculo

A obra “O Auto da Compadecida” é de autoria do escritor, poeta e dramaturgo paraibano, Ariano Suassuna. Ao todo, 16 atores compõem o elenco da peça, que tem direção de Valeri Fell e sonoplastia de Monike Schwab.

A peça narra as peripécias dos amigos João Grilo e Chicó, dois personagens pobres em sua luta pela sobrevivência no sertão nordestino. Classificado como um auto (peça de apenas um ato), trata da tradição do teatro medieval português ao contexto social e histórico do nordeste brasileiro.

Ao longo da peça, o autor fixa certas linhas de força que caracterizam o teatro brasileiro, especialmente o nordestino. Uma dessas linhas de força é a carga religiosa, especificamente o catolicismo, que se articula na lógica interna da peça, por meio do binômio “bem e mal”. A outra linha é a presença do anti-herói, uma espécie de personagem folclórico que vive ao sabor do acaso e das aventuras.

Escola de Artes

A Escola Municipal de Artes de Marechal Rondon oferece oficinas de teatro para alunos de nove a 70 anos. Conta atualmente com aproximadamente 50 atores divididos nas categorias infantil, jovem e adulto, coordenados pelo diretor de teatro, Valeri Fell.

O grupo foi selecionado recentemente, para a abertura do 5° Festival de Teatro de Pontal do Paraná, que ocorrerá entre os dias 18 e 28 de outubro.

Copyright © 2017 O Presente