O pleito desta quinta-feira (22) da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Marechal Cândido Rondon é diferente dos outros já registrados, com exceção de 1991, ano de criação da entidade. Isso porque pela segunda vez na história da subseção dois advogados estão disputando a eleição para comandá-la. Antonio Marcos de Aguiar e Nair Scripchenco Galles encabeçam as chapas que pleiteiam conduzir a gestão 2019/2021.
Em entrevista ao O Presente, o atual presidente da subseção da OAB de Marechal Rondon, Antônio Ferreira França, lembra que outro bate-chapa ocorreu em 1991, quando da criação da subseção no município, entre Sérgio Martinez e Jairo Zanchet (em memória), sendo que este venceu aquele pleito. Ou seja, esta é a segunda vez na história da subseção da OAB rondonense em que os advogados escolherão seus líderes no voto ao invés de eleger o representante por aclamação.
Questionado se o bate-chapa pode trazer algum prejuízo à subseção, no sentido de promover um racha no grupo, França é enfático ao dizer que não. “Já naquela vez tudo ocorreu dentro da naturalidade, inclusive os próprios candidatos, bastante profissionais, sempre tiveram ótimo relacionamento entre si, então não houve prejuízo algum e acredito que não haverá nesta ocasião”, destaca.
MOMENTO HISTÓRICO
Considerando o momento histórico por esta ser a segunda eleição com dois candidatos, França enaltece que as duas candidaturas são interpretadas como um ato de democracia. “Todos podem participar da eleição desde que preencham determinados requisitos do estatuto da OAB, então todos têm direito a constituir uma chapa. Tenho ótimo relacionamento tanto com o candidato de um lado quanto com o candidato de outro, são todos advogados de alta qualidade e alto padrão ético, então vejo como vontade de trabalhar pela subseção, pelos advogados, não que isso seja uma disputa de poder”, avalia.
França pontua que os cargos de direção na OAB são voluntários. “Não recebemos nada por isso, pelo contrário, muitas vezes abdicamos do nosso trabalho no escritório e em outras atividades para representar a OAB, inclusive em reuniões na Capital. Enxergo o bate-chapa como sendo a vontade dos candidatos de trabalhar em prol da subseção, dos advogados que integram a subseção e constituindo suas chapas para concorrer ao pleito, cada candidato com sua plataforma de trabalho”, reforça.
ELEIÇÃO
Além de Marechal Rondon, a subseção rondonense reúne advogados moradores das cidades de Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Pato Bragado e Quatro Pontes, contando com 252 profissionais, dos quais terão direito a voto quem estiver em dia com o estatuto.
O atual presidente diz que os preparativos à eleição estão correndo dentro da normalidade. “Esperamos uma eleição tranquila, com participação da maioria dos advogados porque as chapas que concorrem apresentam propostas muito boas de continuidade ao trabalho que vem sendo feito e exatamente voltado à defesa, aos direitos e à prerrogativa dos advogados, do enobrecimento da profissão. Por isso a gente espera o envolvimento da maioria dos advogados na eleição, dentro de um clima de cordialidade, mesmo porque não há atrito entre as duas chapas, está tudo muito tranquilo”, pontua.
As duas chapas locais, conforme França, apresentaram suas plataformas de trabalho, com vários pontos que convergem na defesa dos direitos dos advogados. “Também desejam a participação da OAB na sociedade, na melhoria do Poder Judiciário na comarca, atendimento, melhorias na estrutura, ou seja, os trabalhos estão voltados a isso. Esperamos da chapa vencedora que essas propostas sejam colocadas em prática e que os advogados estejam sempre no ponto central do trabalho a ser desenvolvido”, salienta.
Em nível estadual, as chapas rondonenses estão coligadas com a Chapa XI de Agosto, liderada por Cásio Telles. “Historicamente a subseção de Marechal Rondon apoia este grupo político que está na direção da OAB em nível estadual. Por isso as duas chapas locais têm essa denominação, uma XI de Agosto e outra XI de Agosto – Marechal Cândido Rondon, então quem vencer estará com o apoio da OAB Estadual”, expõe.
BALANÇO DA GESTÃO
França ocupa pela terceira oportunidade a presidência da subseção da OAB, cuja avaliação é de que os trabalhos vêm sendo positivos mais diretamente na gestão 2016 a 2018, que está findando. “Procuramos atuar na defesa dos advogados. Quando houve alguma afronta ao direito do profissional por alguma autoridade, a OAB sempre procurou intervir para contornar a situação. Estivemos sempre buscando cursos de atualização aos advogados, cursos on-line oferecidos no auditório da subseção, além de termos buscado recursos da caixa de assistência, firmado convênios, incentivado campanhas de vacinação e participado das campanhas Outubro Rosa e do Agasalho, enfim, diversas campanhas que a caixa de assistência dos advogados desenvolve”, elenca.
O presidente ainda salienta que em nível institucional a diretoria se empenhou nos últimos três anos para buscar a elevação da Comarca de Marechal Rondon à entrância final ou ao menos a criação da segunda Vara Cível. “Até então não houve definição final do Tribunal, embora seja mais para não do que para sim, porém estivemos nos três anos lutando e acreditamos que a próxima gestão seguirá empenhada com este mesmo objetivo”, ressalta.
GOVERNO BOLSONARO
Em relação à eleição do deputado federal Jair Bolsonaro à presidência da República, França entende que esta foi uma campanha atípica. “Até onde pudemos acompanhar, com pouquíssimo tempo de tevê e com pouquíssimo recurso financeiro ele fez uma das maiores eleições da história do país, exatamente pela vontade do povo em querer mudança no campo político, principalmente por causa da corrupção implantada na política brasileira”, enfatiza. “A gente espera que realmente esta renovação pregada por Bolsonaro durante a campanha seja colocada em prática, por ele e pela equipe de trabalho. Que se possa expurgar essa corrupção que hoje está implantada e que de fato os recursos financeiros do governo federal possam reverter em benefícios à população, na infraestrutura, saúde, transporte e em tudo o que precisa”, acrescenta.
MINISTRO MORO
No que tange à indicação do ex-juiz federal Sérgio Moro ao cargo de ministro da Justiça e da Segurança Pública no governo Bolsonaro, o presidente da subseção local da OAB acredita se tratar de uma escolha muito inteligente do presidente eleito para comandar a República. “Moro acabou abdicando da carreira de juiz porque para ser ministro deve renunciar ao cargo e abdicou por um bem maior, porque como ministro ele vai poder desempenhar trabalho mais amplo do que na Lava Jato, onde haviam limitações dentro do processo”, avalia. “A ideia dele (Moro) é implantar o sistema anticorrupção e vejo isso com bons olhos. Acredito que ele vai desenvolver um trabalho muito bom dentro daquilo que o presidente eleito pregou de expurgar a corrupção e colocar o país nos eixos”, conclui França.
CHAPAS INSCRITAS À ELEIÇÃO NA SUBSEÇÃO DA OAB RONDONENSE
XI DE AGOSTO
Presidente Antonio Marcos de Aguiar
Vice-presidente Sandro Euclides Bregoli
Secretário-geral Jonas Milton Rutke
Secretária-geral adjunta Keli Patrícia Herpich
Tesoureiro Giovane Miguel Lopes
CURRÍCULO
Antonio Marcos de Aguiar veio a Marechal Rondon em 31 de dezembro de 1994. Entre suas experiências, atuou como escrivão da Polícia Civil, trabalhou no Conselho Tutelar até ser convidado por autoridades jurídicas a cursar Direito. Após ser aprovado no exame da OAB, passou a atuar na área criminal, no direito de família e nos juizados, sendo que nesses pouco mais de dez anos como profissional vem militando com foco na área criminal, reunindo em seu currículo 104 júris em toda a região.

XI DE AGOSTO – MARECHAL CÂNDIDO RONDON
Presidente Nair Scripchenco Galles
Vice-presidente Leandro Marcondes da Silva
Secretário-geral Flávio Ervino Schmidt
Secretário-geral adjunto Pamera Emanuele Riegel Zachow
Tesoureiro Edson Luis Schroder
CURRÍCULO
Nair Scripchenco Galles veio de Umuarama, onde se formou em 1990. Foi aprovada na OAB em 1991. Chegou a Marechal Rondon e se especializou em Direito do Trabalho e da Família, com domínio no Direito do Trabalho, por meio do qual possui muitos processos defendidos.

VOTAÇÃO
Dia 22 de novembro
Local Sede da subseção da OAB de Marechal Rondon
Endereço Rua Dom João VI, 1633, centro
Horário 09 às 17h00
O Presente