O Presente
Marechal

Pelo segundo ano consecutivo, cooperativas organizam Dia de Cooperar

calendar_month 29 de maio de 2018
4 min de leitura

Com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Sesc e prefeitura, 11 cooperativas organizam o Dia de Cooperar 2018 – Dia C.

A ação, que se estende durante todo o mês de junho, com o Dia C no dia 30 (sábado), tem como frente de trabalho nesta edição o fomento e conscientização para o cadastramento de doadores de sangue.

A intenção dos realizadores, integrantes do Conselho de Cooperativas da Acimacar, Cercar, Copagril, Coofamel, Cooperagir, Cooperlindeiros, Cresol, Frimesa, Sicredi, Sicoob, Unimed e Uniprime, é incentivar tanto seus colaboradores como a comunidade local a desprenderem-se do medo ou falta de conhecimento sobre o que é ser doador e auxiliar a Associação Sangue Bom, que já realiza a mobilização na cidade.

Além dos cadastros, a cooperativa prepara para o Dia C, na Praça Willy Barth, a partir das 09 horas, várias atividades com o intuito de movimentar o espaço e atrair os rondonenses. Serão oferecidas atividades recreativas, esportivas e culturais, Tenda da Saúde com exames para aferição de pressão, testes de glicemia (HGT) e cálculo de IMC e Tenda da Mateada.

“Ficamos muito felizes com o envolvimento das cooperativas e apoiadores para a realização do Dia C. Ano passado fizemos uma pequena ação como uma experiência e vimos que deu muito certo. Embora tenha sido simples, mexeu tanto com as pessoas que pensamos em fazer algo maior, para impactar os que não conhecem o Dia de Cooperar. Por isso, nos antecipamos com o lançamento e a organização das ações”, explica a vice-presidente de Cooperativismo da Acimacar, Sandra Serra, acrescentando: “O objetivo é voltar nosso olhar ao município e a quem precisa de ajuda. Esse ano estamos vindo com tudo, abraçando a Associação Sangue Bom para fazer esse projeto crescer e continuar ajudando o próximo, tendo o cadastramento como carro-chefe das ações e manter as atividades no Dia C, em que temos um momento propício para as pessoas levarem suas doações”.

Sandra conta que várias pessoas já procuraram as cooperativas para perguntar quando seria a ação esse ano. “Muitos nos procuraram e estão esperando pelo Dia de Cooperar, separando roupas, comprando os produtos. Queremos fazer uma grande festa na praça com a participação da comunidade rondonense”, enfatiza.

O presidente da Acimacar, Gerson Jair Froehner, comemora a união das cooperativas para o trabalho em conjunto. “Todo ano as cooperativas realizam suas atividades individualmente, mas o trabalho em conjunto gera ainda mais resultados. Como associação, achamos justo fazer a intermediação para ligar as cooperativas e fortalecer a ação. Nossa cidade é vista como modelo de cooperativismo na região, somos referência, logo, não poderíamos ficar de fora do Dia C”, pontua.

O presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, frisa que a ação representa o papel das cooperativas. “As cooperativas não pregam extremidades. Nosso propósito é auxiliar e defender a comunidade, fazendo o que é justo e honesto, lutando por um país melhor. Dessa forma, convidamos a todos que se engajem nessa iniciativa e colaborem com o Dia C”, enaltece.

Presente no evento, o prefeito Marcio Rauber observou que desde o nascimento da cidade o espírito cooperativista existia e hoje é possível colher o resultado. “As cooperativas são muitos fortes e representam o maior número de empregos, a maior renda, o maior número de salários e a maior fatia de receita para o município, de modo que não poderíamos deixar de colaborar com a ação. Parabenizamos todos os envolvidos, sabendo que nossa comunidade só tem a ganhar”, declarou.

 

Calendário oficial

Tramita na Câmara de Vereadores projeto de lei para incluir o Dia de Cooperar como um evento oficial no calendário do município, que deve ser sancionado ainda no mês de junho.

 

Cooperativismo

O Dia C é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) que visa promover em conjunto ações voluntárias na busca de um mundo mais justo e igual. A data também coloca em prática a essência do cooperativismo: multiplicar boas ações e transformar de alguma maneira a vida das pessoas e das localidades em que as cooperativas estão inseridas.

Vice-presidente de Cooperativismo da Acimacar, Sandra Serra, explica a programação aos presentes no evento de lançamento: “Queremos fazer uma grande festa na praça” (Foto: Promove)

Com assessoria

 

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.