Fale com a gente

Marechal 6º Festival de Ecoturismo

Pesquisa aponta números altamente positivos em evento realizado no distrito de Porto Mendes

Publicado

em

Milhares de pessoas estiveram em Porto Mendes participando da 6ª edição do Festival de Ecoturismo (Foto: Divulgação)

O distrito turístico de Porto Mendes, em Marechal Cândido Rondon, recebe ao longo do ano grandes e importantes eventos que objetivam, principalmente, fortalecer e desenvolver o comércio local. Nesse final de ano, o parque de lazer recebeu milhares de veranistas, que puderam usufruir das belezas naturais do parque e prestigiar a programação oferecida pelo poder público municipal.

Já no mês de novembro aconteceu o 6º Festival de Ecoturismo, com uma vasta programação em três dias do evento. A pedido da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e da PROEM (Fundação Promotora de Eventos de Marechal Rondon) o Sebrae, através de parceria com o Programa Cidade Empreendedora, realizou uma pesquisa junto a empresas da sede de Marechal Rondon, como hotéis, postos de combustíveis, e no distrito de Porto Mendes, como lanchonetes, pousadas, bares, panificadoras, supermercados, entre outros, que objetivou avaliar o evento, colher informações e sugestões de empresários, no sentido de avaliar o impacto econômico através do 6º Festival de Ecoturismo. Os dados foram tabelados e divulgados recentemente.

De forma geral, a pesquisa mostrou que 27,6% dos entrevistados destacaram que os pontos positivos durante o evento foram o incremento de vendas, movimentação financeira e comércio. Outros 12,64% destacaram o público e 8,05% o turismo.

Quanto a sugestões de melhorias, dois itens receberam grande votação. O primeiro, com 21,21% é o sinal de telefonia móvel, cuja torre já está sendo instalada no distrito, e 10,61%, apontaram melhorias necessárias em banheiros no parque de lazer.

A divulgação do evento recebeu excelente pontuação: 83,34% deram nota acima de 7. Já em relação a programação do Ecoturismo, 80,56% também deram nota acima da nota 7.

Por sua vez 91,67% dos entrevistados apontaram que houve incremento nas vendas devido o evento. A média geral foi de 3,7 vezes (370%) a mais de aumento na comercialização de produtos e serviços, se comparado a outros finais de semana. Todos os entrevistados apontaram que apoiariam a realização de outras edições do Ecoturismo, alguns, inclusive, apontaram mais edições ao longo do ano.

A pesquisa também foi dividida para apontar os números colhidos somente em empresas de Porto Mendes. O incremento nas vendas do comércio teve 20,83% de votação quanto ao principal ponto positivo do evento, seguido de público, com 16,67%, organização do evento, com 10,42% e o turismo, com 6,25%. Dos entrevistados no distrito, 89,47% deram nota acima de 7 para o evento e 94,74% aprovaram a programação, também dando nota acima de 7.

A organização do evento recebeu 89,48% de satisfação, com nota acima de 7, e 94,74% dos empresários apontaram que houve incremento nas vendas. A média foi de 5,8 vezes (580%) a mais do que em finais de semana sem eventos.

Conforme o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Marcucci, a pesquisa confirma a importância da realização dos eventos no distrito de Porto Mendes e principalmente, a aprovação da população. “Estamos muito satisfeitos com os números da pesquisa. A 6ª edição do Ecoturismo realmente foi um sucesso. Através desse levantamento poderemos ajustar as melhorias necessárias para as próximas edições”, apontou Marcucci.

Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Marcucci: “a pesquisa confirma a importância da realização dos eventos no distrito de Porto Mendes e principalmente, a aprovação da população” (Foto: Divulgação)

Conforme o presidente da PROEM, Anderson Loffi, os números levantados comprovam a eficácia que a Fundação Promotora de Eventos de Marechal Rondon, em sincronia com as secretarias do município, tem alcançado na organização dos eventos do calendário oficial e que não foi diferente no Ecoturismo. “Cuidamos muito bem dos recursos públicos para atender as expectativas nas diversas classes sociais e por consequência impulsionar a economia do nosso município”, destacou Anderson.

Presidente da PROEM, Anderson Loffi: “Cuidamos muito bem dos recursos públicos para atender as expectativas nas diversas classes sociais” (Foto: Divulgação)

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente