O Presente
Marechal

Pioneira de 99 anos é a pessoa mais idosa vacinada contra a Covid-19 em Marechal Rondon

calendar_month 6 de março de 2021
3 min de leitura

Mesmo que por vezes a idade faça com que a força não seja mais a mesma e as palavras se tornem difíceis de serem pronunciadas, os idosos rondonenses demonstram nos olhos a felicidade por receberem a vacina contra o coronavírus, doença que tem mobilizado o mundo todo e agora ganha doses de esperança como um adversário nessa luta.

Entre as 2.520 pessoas já vacinadas contra a Covid-19 em Marechal Cândido Rondon está Eugênia Lopes de Kressin, considerada a rondonense mais idosa do município.

Nascida em 02 de setembro de 1921, a pioneira completa 100 anos de idade neste ano e tanto ela quanto sua família ficaram contentes ao receber a notícia de que a vacina estava disponível.

“A moça do posto da Vila Gaúcha, que faz as visitas junto ao médico, disse para mim que havia vacina disponível para minha mãe, porque ela estava na faixa etária para fazer. Ela pediu se concordávamos e eu disse sim, prontamente”, conta a filha Mirta Kressin.

Naquela mesma tarde, os profissionais de saúde foram até a residência da rondonense realizar o procedimento de imunização. “Ficamos observando meia hora depois e não houve reação nenhuma, não teve tosse, nem alergia, foi como uma vacina comum”, relata a filha. Agora, dona Eugênia aguarda a segunda dose do imunizante para estar protegida contra o coronavírus.

Moradora da Vila Gaúcha, Dona Eugênia Lopes de Kressin é a pessoa mais idosa vacinada em Marechal Rondon (Foto: O Presente)

 

CONSCIENTIZAÇÃO

Enquanto uns veem o imunizante como a solução para a pandemia, outros se negam e alegam que não tomarão a vacina quando lhes chegar o momento.

Para Mirta, que viu a mãe ser imunizada sem receios, todos aqueles que tiverem acesso deveriam se vacinar. “Há quem diga que não fará a vacina, mas é preciso se convencer, pensar no coletivo. A vacina é uma segurança a mais contra a doença”, opina.

 

FELICIDADE

Dona Emma Nitschke, de 99 anos, é 27 dias mais nova que dona Eugênia, também é moradora da Vila Gaúcha e foi vacinada há cerca de 20 dias. Segundo conta a filha, Irene Ahmann, a pioneira ficou muito feliz com o acontecimento. “No dia que o pessoal do posto ligou para ela ir se vacinar, vi minha mãe muito feliz. Eles disseram para irmos à tarde, mas ainda era de manhã e ela já queria se vacinar. Foi muito corajosa”, conta a rondonense.

Conforme dona Emma, a vacina não doeu; ela teve a mesma sensação como em qualquer outra vacina. “A vacina fez bem para ela e não houve reação nenhuma. Foi uma das primeiras a ser vacinada e está indo super bem. Esperamos que ela tome a segunda dose, mas desde já ficamos felizes”, enaltece Irene.

Dona Emma Nitschke, de 99 anos, foi vacinada contra a Covid-19 há cerca de 20 dias. A pioneira ficou feliz com a proteção: “Eles disseram para irmos à tarde, mas ainda era de manhã e ela já queria se vacinar”, conta a filha (Foto: Divulgação)

 

VACINAS

De acordo com dados do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Marechal Rondon, 2.520 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 no município.

O primeiro grupo vacinado foi o de trabalhadores da saúde, somando 1.495 rondonenses imunizados contra o coronavírus.

Até o momento, 1.025 idosos receberam a vacina. Deste total, 144 são de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), 105 são da faixa etária acima dos 90 anos, 289 são da faixa etária entre 85 e 89 anos e 487 são da faixa etária entre 80 e 84, conforme dados de ontem (05).

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.