O Presente
Marechal

Plataforma reúne empresas de Marechal Rondon em um só endereço

calendar_month 25 de março de 2022
5 min de leitura

A mudança de comportamento dos consumidores é uma variável que tem desafiado o empresariado nos últimos anos. Com o advento da pandemia, as vendas on-line cresceram 27% e, consequentemente, as negociações majoritariamente beneficiaram empresas de grande escala, enquanto o comércio físico foi “ficando de lado”.

Diante da migração das vendas presenciais para o ambiente digital, os rondonenses Anderson Zoia e Jackson Jandir Hübner colocaram-se em busca de soluções para o comércio de Marechal Cândido Rondon. Com o objetivo de reunir o comércio de uma cidade em um só endereço (www.VOPI.com.br), em setembro de 2021 eles lançaram o Vopi, um portal que aproxima digitalmente consumidores e empresas de uma cidade específica.

 

O começo

Vendo o comércio sofrer pelas implicações da Covid-19 e, por outro lado, a internet abraçando essa clientela, os empreendedores se questionaram: o que fazer para ajudar o comércio local a comercializar mais na própria cidade, competindo com a alta das vendas on-line?

“Tínhamos o conhecimento de que o consumo por meios eletrônicos seguia crescendo e não tínhamos nenhuma esperança de que a pandemia acabasse tão logo. Nesse cenário, surgiu a ideia de uma plataforma como o Vopi”, explicam os sócios.

De acordo com Hübner, passou-se um ano desde a ideia inicial até o lançamento, que aconteceu em setembro do ano passado. “A essência do projeto é tornar mais fácil a busca por produtos ou serviços ofertados pelas empresas de nossa cidade, pois sentimos na pele como é complicado sair para comprar algo presencialmente e levar um tempo considerável para encontrar o que precisamos”, resume.

 

Catálogo digital

Por meio do cadastro no Vopi, que é gratuito, o empresário pode gerar um catálogo de produtos e deixar as mercadorias disponíveis para visualização no portal, onde são impulsionadas nas redes sociais. “Com o cadastro, os produtos ficam anunciados 24 horas por dia e sete dias por semana, fazendo com que os clientes possam comprar a qualquer momento. A ferramenta também disponibiliza o catálogo de forma automática para que vendedores possam postar o material. Ou seja, quando um cliente solicita algo e pede detalhes como cores, tipos e tamanhos disponíveis, o vendedor pode compartilhar todo estoque sem necessidade de tirar fotos individuais. Essa alternativa está disponível no site aberto, não somente para o administrador da empresa”, explica Zoia.

 

Em expansão

A ideia foi implantada em Marechal Rondon e constantemente passa por ajustes dos desenvolvedores, mas já está pronta para receber empresas da região. “Assim que uma empresa de outra cidade se cadastra o portal automaticamente abre essa cidade, disponibilizando produtos ou serviços daquele local”, expõe Hübner, pontuando que por enquanto somente o empresariado rondonense está presente.

Atualmente, a plataforma conta com mais de 25 empresas de Marechal Rondon cadastradas, que disponibilizam 800 itens que totalizam R$ 5,6 milhões em produtos. “Conseguimos entregar para as empresas cadastradas ótimas visualizações e algumas até já fizeram negócios por intermédio de nossa plataforma. As empresas entendem da importância de montar um catálogo detalhado com boas fotos que, no nosso portal, ultrapassam 9,7 mil visualizações”, enaltece Zoia.

Segundo ele, os comerciantes têm dado um feedback positivo sobre a plataforma. “O Vopi é fácil e simples de utilizar, sendo um dos objetivos quando do surgimento da ideia e do plano de negócios. Além disso, está em constante evolução e vai disponibilizar QR Codes para seus lojistas em breve”, adianta o empresário.

Sócio do Vopi, Jackson Hübner: “Os munícipes descobrirão que Marechal Rondon possui um enorme portfólio de produtos com condições iguais e muitas vezes melhores que encontrados fora da cidade” (Foto: Divulgação)

 

Adaptação às tendências

Os sócios destacam que o comércio físico nunca vai acabar, mas afirmam, por outro lado, que ele deve reagir às mudanças do mercado, considerando que os consumidores gostam e querem comprar on-line pela rapidez e comodismo. “Entregamos o Vopi como uma ferramenta para que o consumidor possa comprar em lojas de Marechal Rondon, evitando só direcionar as compras para grandes sites ou e-commerce. Toda vez que alguém compra de uma grande rede de varejo on-line esse dinheiro sai de nossa cidade e vai para outro lugar. O Vopi vem para mesclar essa evasão, fazendo com que o consumidor seja atendido em sua cidade por uma empresa local, muitas vezes com garantia superior, podendo testar o produto na hora, com entrega imediata, sem depender de tempo de correios e transportadoras. O Vopi também soluciona essa problemática, pois os munícipes descobrirão que Marechal Rondon possui um enorme portfólio de produtos com condições iguais e muitas vezes melhores que encontrados fora da cidade”, enfatiza Hübner.

De acordo com os sócios, os comerciantes rondonenses demonstraram uma ótima aceitação. “O empresário local está antenado às novas tendências de mercado e se preocupa em transformar sua empresa em uma empresa digital, tendo ela na palma da mão quando ele precisar. O Vopi entrega essa solução de forma prática e fácil ao mesmo tempo que favorece a economia local”, ressaltam.

 

Sócio do Vopi, Anderson Zoia: “O Vopi é fácil e simples de utilizar, sendo um dos objetivos quando do surgimento da ideia e do plano de negócios. Além disso, está em constante evolução e disponibilizará QR Codes para seus lojistas em breve” (Foto: Divulgação)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.