O número 1420 da Rua Dom João VI, no centro de Marechal Cândido Rondon, abriga a sede da 2ª Companhia da Polícia Militar do 19º Batalhão há cerca de 40 anos.
Endereço de chamados de atendimentos, coordenação de ações e muitas outras atividades, acumula marcas de uso notáveis, mas o espaço é pequeno para as atuais necessidadades da PM rondonense. A questão estrutural, no entanto, pode ser resolvida em breve.
Em entrevista concedida ao O Presente, o comandante da Polícia Militar de Marechal Rondon, capitão Daniel Zambon, contou que há trâmites para que a sede 2ª Cia seja realocada para o prédio da Câmara de Vereadores, uma vez que o Legislativo rondonense também “está de mudança”.
Atualmente, os vereadores ocupam o número 647 da Rua Sergipe, a algumas quadras da sede da PM, mas devem mudar para as instalações do antigo Fórum, ao lado da Prefeitura de Marechal Rondon, que recebe obras de reforma.
“Tivemos proposta de ir para o prédio da Câmara de Vereadores assim que eles saíram […]. As tratativas estão bastante avançadas com o município, porque a gente depende de uma concessão”, conta o capitão.
Segundo ele, a mudança da PM para as atuais instalações do Legislativo é uma boa perspectiva, tendo em vista que o prédio é maior e possibilitaria um melhor atendimento. “A gente acredita que logo vamos ter essa nova sede, permitindo que liberemos o nosso espaço para o colégio que também precisa de um espaço maior”, diz ele, em referência à Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto.
Temporário
Apesar de animadora, o capitão pontua que a mudança “vai ser temporária”. Isso porque um projeto antigo em Marechal Rondon pode se tornar realidade: o Complexo de Segurança.
Na mesma entrevista, o comandante da PM enfatizou que a proposta segue vigente e está em fase de amadurecimento, considerando que a construção seria inédita em âmbito de Paraná e Brasil e demanda alto valor de investimento. “Tivemos um investimento alto na nova sede do Batalhão de Fronteira e esperamos que o próximo investimento seja nesse Complexo de Segurança, que vai envolver um trabalho grande. Não é simplesmente construir e entregar”, ressalta.
Ele diz que a ideia é integrar, em um mesmo espaço, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, além de um Instituto Médico Legal (IML). “A ideia é que a gente tenha um local onde o cidadão que precisa de algum serviço de segurança pública tenha tudo em um mesmo lugar, o que também otimiza recursos”, destaca.
“A ideia está em amadurecimento e mais para frente deveremos ter (o Complexo de Segurança). O município já fez uma contrapartida bem interessante com a locação do terreno, que está disponível para uso”, acrescenta.
Entrevista
Em entrevista ao O Presente, Zambon falou também sobre os índices de criminalidade em Marechal Rondon, operações durante o período eleitoral e opinou sobre a liberação do uso de maconha e da redução da maioridade penal, entre outros assuntos. Confira na íntegra clicando aqui.
O Presente