O Presente
Marechal

Policiamento é reforçado em Marechal Rondon

calendar_month 18 de dezembro de 2020
5 min de leitura

Falta uma semana para o Natal e os olhares se voltam aos preparativos para a data.

Mesmo com a pandemia e suas restrições, as pessoas de uma forma geral desejam organizar uma celebração entre poucos familiares, comprar presentes e fazer compras para a ceia.

Por mais que o ano seja atípico, devido às complicações da Covid-19, as vendas seguem em alta assim como o movimento no comércio, que desde quarta-feira (16) atende em horário noturno em Marechal Cândido Rondon. Inevitavelmente há mais pessoas transitando pelas ruas, assim como há mais dinheiro circulando nas lojas, nos supermercados, bares e restaurantes, considerando que a maioria dos trabalhadores já recebeu a 1ª parcela do 13º e embolsa a 2ª hoje (18).

Diante deste cenário, de mais gente nas ruas e mais dinheiro no bolso e nos caixas das empresas, aumenta a preocupação em relação à segurança, considerando que o período se torna propício para assaltos, roubos e furtos.

Em vista disso, a Polícia Militar está intensificando o policiamento no município. “Estamos direcionando esforços para a área comercial e seu entorno com a alocação de mais policiais nesse horário de maior movimento no comércio”, informa o comandante em exercício da 2ª Companhia da Polícia Militar, tenente Pedro Lima.

Comandante em exercício da 2ª Companhia da Polícia Militar, tenente Pedro Lima: “Aconselhamos o cidadão a não carregar grandes quantias em espécie, andar acompanhado e não ostentar bens de valores” (Foto: O Presente)

 

ESCALAS

O objetivo, de acordo com o tenente, é possibilitar períodos tranquilos, mesmo com um maior fluxo de pessoas. “Queremos passar a sensação de segurança para a população, além de prevenir e coibir eventuais práticas de ilícitos, principalmente contra o patrimônio”, comenta, acrescentando que os policiais também atendem ocorrências relacionadas por meio do telefone da PM, 190.

As estratégias de ação já foram traçadas, garante ele. “Vamos intensificar a presença policial e, para isso, adequaremos as nossas escalas. Teremos mais policiais nas ruas, seja por patrulhamento ou pela presença da viatura, parada em ponto base por certo período em locais estratégicos e de maior movimentação”, menciona.

Por possuir maior concentração de estabelecimentos comerciais, o centro de Marechal Rondon deve receber um suporte maior. “Isso, contudo, sem causar prejuízos à presença policial em outros comércios ou em regiões periféricas da cidade”, assegura Lima.

 

CUIDADOS

O comandante destaca que a população pode contribuir para sua própria segurança. “As pessoas podem evitar andar com grandes quantias em espécie, seja quando estiverem circulando ou quando estiverem em suas residências. Já tivemos casos de assaltos em que foram levados montantes de R$ 5 mil até R$ 8 mil”, exemplifica. “É preciso tomar cuidado e evitar compartilhar esse tipo de informação”, orienta.

Segundo ele, o essencial em todos os casos é o cidadão estar alerta para o que acontece ao seu redor. “Isso vale para quando estiver saindo de um estabelecimento e quando estiver fazendo o trajeto para casa. Uma estratégia é não andar sozinho em locais ermos, pois pessoas andando sozinhas são alvos preferidos dos marginais”, aconselha.

No que diz respeito a aparelhos celulares e outros objetos de valor agregado, o comandante sugere discrição. “Recomenda-se que não ostentem objetos. O ideal é guardá-los em um lugar seguro e manter a atenção sobre eles”, expõe.

Equipe da Polícia Militar está direcionando esforços para a área comercial e seu entorno, no centro de Marechal Rondon, especialmente nos horários de maior movimentação no comércio (Foto: O Presente)

 

DENÚNCIAS DA COVID-19

Com o número de casos de coronavírus em alta na região, o tenente diz que, se comparado ao primeiro pico de registros da doença, as denúncias referentes a desrespeito a decretos continuam numa mesma frequência. “Claro, em virtude dos novos decretos, as denúncias acabam aumentando proporcionalmente. As pessoas que respeitam as normas vigentes sentem-se prejudicadas pelo descumprimento do outro e o denuncia”, menciona.

Conforme o comandante da PM, de qualquer forma, a situação segue controlada. “Não é nada que extrapole, pois a maioria das pessoas toma cuidado e se protege do vírus”, avalia.

Com o policiamento ostensivo, PM quer transmitir sensação de segurança para a população, além de prevenir e coibir a criminalidade (Foto: O Presente)

 

AGLOMERAÇÃO DE JOVENS

De acordo com Lima, o trabalho da PM é orientativo nesses casos. “Ocorrem mais denúncias de aglomerações de jovens, aglomerações em barracões e locais similares”, relata.

Segundo ele, os empresários têm aderido às normativas dos decretos. “Os estabelecimentos comerciais têm fechado nos horários estipulados”, comenta.

O “toque de recolher” implementado pelo Governo do Estado e que foi prorrogado ontem (16) para até o dia 28 também tem sido respeitado pela população rondonense, afirma o tenente. “Após o horário-limite praticamente não vemos pessoas nas ruas”, salienta.

Ainda que a maioria cumpra com as determinações, o comandante da PM reconhece casos de transgressão. “Algumas pessoas não acatam e nós realizamos um trabalho orientativo, primeiramente. O encaminhamento pelos meios legais acontece em casos extremos ou de reaviso”, explica. “As pessoas atendem ao solicitado, de modo geral, ainda que manifestando discordância com o decreto. Tivemos casos em outros municípios de ocorrências repetidas, mas em Marechal Rondon a população tem acatado às determinações”, finaliza.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.