Fale com a gente

Marechal Segurança

Policiamento será reforçado para garantir ordem no dia das eleições

Publicado

em

Comandante em exercício da 2ª Companhia da PM, tenente Pedro Lima: “Sugerimos que os cidadãos exerçam o voto da maneira mais consciente possível, respeitando o direito de todos. A PM estará à disposição para receber denúncias via 190 e trabalhando nas ruas para atender as demandas da população” (Foto: Divulgação/PM)

Com a finalidade de assegurar a ordem e a segurança dos cidadãos em geral, a 2ª Companhia da Polícia Militar (PM) de Marechal Cândido Rondon se prepara para o trabalho de domingo (15), dia de eleições municipais, quando os eleitores vão às urnas escolher prefeitos, vices e vereadores para os próximos quatro anos.

Em entrevista ao O Presente, o comandante em exercício da 2ª Companhia da PM, tenente Pedro Lima, enaltece que será intensificado o policiamento ostensivo e preventivo em Marechal Rondon e toda área de abrangência da companhia. “Atuaremos em apoio à Justiça Eleitoral para garantir segurança nos locais votação, bem como ordem e segurança à população e prevenir ilícitos eleitorais. Se preciso atuaremos repressivamente fazendo encaminhamentos”, frisa Lima, que também comanda a 4ª Companhia da PM de Santa Helena.

Conforme ele, em Marechal Rondon e microrregião haverá fiscalização com o intuito de coibir condutas que venham afetar a lisura do processo eleitoral. “Entre elas panfletagem que muitas vezes ocorre de madrugada, o que é vedado, além de reuniões públicas proibidas 48 horas antes do pleito. Vamos atuar nas ruas no sentido de coibir esses atos”, expõe.

O tenente menciona que serão realizadas fiscalizações para garantir o cumprimento da lei seca, que neste ano abrange a proibição do consumo de bebias alcoólicas nos locais públicos das 05 às 17 horas de domingo.

 

ALTO CONTINGENTE

Lima informa que no domingo haverá intensificação no trabalho da PM, com disponibilização de grande contingente na cidade. “Teremos patrulhamentos e permanência de viaturas nos locais de votação e nos entornos, bem como nas imediações do Fórum Eleitoral. Uma situação mais delicada consiste na reta final do pleito, a partir das 17 horas, quando haverá um maior número de policiais e viaturas para garantir o fechamento de urnas, transporte e chegada ao Fórum Eleitoral”, salienta.

De acordo com ele, o policiamento será intensificado na área urbana para manter a ordem no período pós-eleição. “Quando seguramente haverá algumas aglomerações e comemorações dos vencedores. A PM vai manter a ordem e, se preciso, coibir eventuais excessos”, pontua.

 

FISCALIZAÇÃO

Em relação às prisões, o comandante destaca que as pessoas pegas em flagrante delito serão autuadas normalmente. Ele comenta que o impedimento é no que diz respeito a pessoas com mandado em aberto, mas quem possui sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo conduto deve ser preso.

“Vamos fiscalizar as pessoas para evitar ilícito eleitoral, a exemplo da boca de urna. A PM também recebe denúncias da população e vai encaminhar para produzir termo circunstanciado quem for pego no cometimento de crime eleitoral”, ressalta Lima.

 

ORIENTAÇÕES

O tenente orienta as pessoas a tomarem os devidos cuidados, como evitar aglomeração no local de votação, manter distanciamento social e exercer o voto sem induzir o eleitor de forma ilícita. “É possível chegar no local com camiseta e votar, mas não pode ter aglomeração de pessoas com vestimenta e instrumentos de determinado candidato porque configura boca de urna. Veículo adesivado na frente de estabelecimento também caracteriza crime eleitoral”, alerta, acrescentando: “Sugerimos que os cidadãos exerçam o voto da maneira mais consciente possível, respeitando o direito de todos”.

Lima destaca que a PM estará à disposição para receber denúncias via 190 e trabalhando nas ruas para atender as demandas da população. “Primamos pela maior segurança e tranquilidade antes, durante e após a eleição”, enfatiza.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente