Fale com a gente

Marechal Sintoma da Covid-19

Por que é importante aferir a temperatura nas empresas?

Publicado

em

Febre é um dos sintomas da Covid-19 e diante do atual quadro de pandemia, identificar um possível caso da doença ajuda a conter a proliferação do vírus (Foto: O Presente)

Para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, uma série de medidas de prevenção foram adotadas nas empresas e repartições públicas, dentre elas a aferição da temperatura.

Em Marechal Cândido Rondon, decreto neste sentido foi publicado em 08 de abril, determinando que as empresas deveriam adotar o monitoramento diário de sinais e sintomas dos colaboradores.

Desde então, no município, as empresas devem verificar a temperatura de seus funcionários duas vezes ao dia a fim de identificar a possibilidade de febre, um dos sintomas da Covid-19.

 

POR QUE AFERIR A TEMPERATURA?

Segundo o médico Luiz Felipe Oliveira, da rede municipal de saúde, que é especialista em Medicina do Trabalho, aferir a temperatura é importante porque ela serve como um indicativo se o funcionário está com febre, que é um sintoma da Covid-19, doença que preocupa pelo alto grau de contágio entre outros complicadores. “Nesse contexto que estamos vivendo, avaliando a temperatura, se o funcionário está febril, ou seja, com temperatura acima de 37,5º C, ele é um indivíduo considerado sintomático. Nas medidas de prevenção que estão sendo tomadas, a temperatura é um sinal de alerta”, expõe.

Oliveira relata que em algumas vezes a pessoa está febril, porém não sente, demonstrando ainda mais a necessidade de aferir a temperatura. “Essa medida de aferir a temperatura no ambiente de trabalho é uma precaução bastante importante pensando em identificar o indivíduo sintomático. Às vezes, tem pessoa que está com febre e não sente nada”, reitera.

Médico Luiz Felipe Oliveira, da rede municipal de saúde: “Considerando o contexto em que estamos vivendo, o ideal é estar abaixo de 37,5°C” (Foto: O Presente)

 

ADULTOS X CRIANÇAS

Geralmente os adultos conseguem sentir que estão com a temperatura elevada e identificar um possível sinal de febre. O médico explica que a temperatura corporal elevada, na maioria das vezes, indica uma infecção. “No paciente adulto, quase 100% das vezes a temperatura elevada é um sinal de que ele está com algum processo infeccioso”, ressalta.

Nas crianças, a febre nem sempre significa uma infecção. “Nas crianças, principalmente nas menores, às vezes ela está com febre e não tem nenhum outro sintoma. Por exemplo, um bebê que às vezes está nascendo os dentes, tem febre, mas não necessariamente tem uma infecção”, observa. Todavia, nesse momento, em razão da pandemia de Covid-19, acrescenta o profissional, qualquer sinal de alteração de temperatura deve ser levada em consideração.

 

TEMPERATURA IDEAL

A temperatura ideal de uma pessoa varia de 36ºC a 36,7ºC. Acima de 37,5ºC é considerada alterada. De 37,5ºC até 38ºC é considerada febrícula e acima disso é tida como febre, detalha Oliveira. “Considerando o contexto em que estamos vivendo, o ideal é estar abaixo de 37,5°C”, enaltece.

 

ESTOU COM A TEMPERATURA ELEVADA, O QUE FAZER?

No cenário pandêmico, a alteração de temperatura é sintoma da Covid-19. O funcionário que em sua aferição apresentar temperatura corporal superior a 37,5ºC deve ficar em sinal de alerta.

O médico orienta que, caso isso aconteça, a pessoa se dirija para sua residência e seja notificada como um paciente sintomático. Para fazer a notificação, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizou dois números de telefones, sendo o (45) 99152-1700 ou (45) 99113-9532.

Na Editora O Presente, o decreto municipal é seguido à risca. Colaboradora Michele Correa é a responsável por aferir a temperatura dos demais funcionários na chegada ao trabalho, pela manhã, e no retorno do horário de almoço (Foto: O Presente)

 

BOAS PRÁTICAS

Na editora O Presente, a prática de aferir a temperatura já virou hábito entre os funcionários. A colaboradora Michele Correa é a responsável por controlar e organizar essa prática.

Ela conta que todos os funcionários de O Presente devem aferir a temperatura ao chegar para trabalhar, pela manhã, e no retorno do horário de almoço. “Estamos em conformidade com o que determina o decreto municipal e desta forma se algum funcionário estiver com a temperatura elevada, conseguiremos identificar. Nesse caso, ele será direcionado para casa imediatamente, não tendo contato com outros colegas de trabalho”, menciona. “Estamos atentos e vigilantes e assim seguiremos fazendo a nossa parte em termos de cuidados e medidas de prevenção ao contágio da Covid-19 e proliferação do vírus”, acrescenta.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente