Fale com a gente

Marechal Problema recorrente

Prefeito e diretor do Saae explicam motivos da falta de água em Marechal Rondon

Loffi anuncia realização de concurso público para contratação de novos servidores para o Saae

Publicado

em

(Foto: AndressaTrentin/OP)

Durante evento alusivo ao Dia Mundial da Água, na manhã desta sexta-feira (22), no auditório da Acimacar, em Marechal Cândido Rondon, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Anderson Loffi, e o prefeito Marcio Rauber falaram sobre a constante falta de água que vem ocorrendo nas residências do município.

O prefeito destacou a importância da água para a região, inclusive para a produção de energia elétrica, que também pode afetar o abastecimento de água. “A frase mais bonita que já ouvi sobre o nosso planeta diz “Eu vejo a terra, a terra é azul” palavras do cosmonauta Iuri Gagarin, interceptada em conversas com a base durante a primeira viagem de um ser humano ao espaço que pode ver o nosso planeta lá de cima. Talvez quando foi nominado o nosso sistema, se tivesse esse conhecimento, nós não seríamos chamados de terra, talvez nós seríamos chamados de água. A água é tão importante que é a principal fonte de energia do nosso planeta e na nossa região a água é a principal fonte de energia elétrica na Usina Hidrelétrica de Itaipu, que gera energia a partir da água. Sem água não tem energia e por conta da falta de energia por vezes nós ficamos sem água”, pontuou.

Rauber citou acontecimentos registrados na cidade, os quais têm causado transtornos na vida dos munícipes. “Foi o que aconteceu semana passada [falta de água por falta de energia] e foi muito difícil, porque a pessoa chegar na sua casa e não ter água é muito difícil, trabalhou o dia todo e não pode tomar banho, não pode fazer janta, não pode lavar roupa, não pode fazer as suas atividades que devem ser feitas no dia a dia. Mas paralelamente a todos esses problemas, nós temos uma equipe fantástica desta importante autarquia que presta serviço à comunidade a qual eu preciso sempre mencionar”, evidenciou.

O diretor do Saae reforçou que o que vem causando constante falta de água em várias regiões do município é a falta de energia. “É de conhecimento de todos vocês a dificuldade que a gente tem por falta de energia. Não é uma coisa que nós vamos sair criticando o nosso grande parceiro, que é a Copel, mas a gente também tem dificuldade em cima disso. Às vezes, as pessoas vem nos perguntar “Ah, mas por que que o Saae não vai lá e coloca um gerador para não ter a falta de água?” . Temos 27 poços, então seria quase humanamente impossível prever aonde vai faltar energia. Esses dias atrás faltou energia em dez pontos, então a gente não sabe o que vai acontecer, tem que ter essa parte da ação técnica. Nós não somos e não temos toda uma equipe voltada para resolver problema com energia, nós não temos nem autorização e geralmente quem faz isso é a Copel, porque é rede de alta tensão”, expôs.

Loffi também informou que o Saae já levou as questões a conhecimento do prefeito e este tem encaminhado ações junto ao Governo do Estado. “Eu só queria enfatizar e dizer que nem sempre um problema tá na nossa mão e a gente consegue resolver. Tudo que estiver ao nosso alcance nós vamos fazer. Nossa equipe é muito competente e tem muita responsabilidade”, destacou.

Durante sua fala, o diretor do Saae também informou que a autarquia vai abrir um concurso público para contratação de novos servidores. “Vamos fazer um concurso público, já que em algumas frentes nós precisamos de pessoas”, anunciou.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente