Fale com a gente

Marechal Venda do complexo avícola

Presidente da Copagril se pronuncia sobre intercooperação com a Lar: “É uma aliança para crescer”

Publicado

em

Presidente da Copagril, Ricardo Chapla (Foto: Arquivo/OP)

Um dia após o anúncio oficial do projeto de intercooperação entre Lar e Copagril, a partir do qual a Lar adquire a unidade industrial de aves em Marechal Cândido Rondon e a fábrica de rações em Entre Rios do Oeste, ambas da Copagril, o presidente da cooperativa rondonense, Ricardo Chapla, se pronunciou nesta quarta-feira (25) e buscou tranquilizar associados, produtores de aves e a sociedade rondonense e regional. Chapla destacou que a parceria entre Lar e Copagril é uma aliança estratégica para fortalecer a cooperativa rondonense.

“Viemos comunicar sobre as decisões tomadas nos últimos dias pela administração, pelos conselhos e pelas lideranças da Copagril. Ações tomadas em primeiro lugar para melhorar e crescer junto com todos, oportunizar para associados mais investimentos na atividade, então é um trabalho feito não de agora, mas de muitos anos no mundo dos negócios que temos acompanhado. Isso é uma obrigação que temos como dirigentes de uma cooperativa, sobre aquilo que nós produzimos e comercializamos dentro do mercado como um todo”, declarou.

Chapla enaltece ser necessário estar por dentro das evoluções que existem. “Temos hoje um abate de 170 mil a 180 mil aves ao dia, mas precisamos juntar mais volume porque para frente se mostra pequeno, sendo preciso ter escala porque as margens nas commodities sempre são bem reduzidas. Por isso trabalhamos há dois anos já fazendo aquilo que tem acontecido há muitos anos no cooperativismo paranaense e brasileiro, que é a questão de intercooperação entre cooperativas nos vários ramos. Em cima dessas análises decidimos, sempre discutindo por ser um processo que requer confidencialidade, mas obedecendo o trâmite do estatuto da nossa cooperativa, dentro do que é atribuição da diretoria, do conselho administração, fiscal e assim por diante”, menciona.

 

ALIANÇA ESTRATÉGICA

“Chegamos à conclusão de formar uma aliança estratégica de intercooperação com a nossa coirmã Lar na atividade avícola. Isso implica que os associados da Copagril e da Lar continuam produzindo normal o frango para as duas cooperativas, então isso não altera absolutamente nada. A relação associado/cooperativa continua a mesma na área comercial com associados da Copagril e os da Lar. Quanto a isso temos oportunidade de crescimento, de ampliar nossa produção de aves e dentro dos próximos anos podemos até dobrar a produção de aves”, acrescenta o dirigente cooperativo.

Segundo ele, vários associados mostram interesse de investir na avicultura e quem já está na atividade têm opção de ampliar. “Isso vai ser imediato. Quem tem interesse pode procurar nossa equipe técnica que ela vai ajudar a encaminhar aquilo que for necessário em relação a projetos. Isso é muito importante. Nós teremos outros ganhos, quando digo nós são os associados produtores de aves e consequentemente todos os associados da cooperativa”, frisa.

Chapla expõe que através da intercooperação com a Lar ocorre o fortalecimento da Copagril em todas as outras atividades. “Vai proporcionar melhores resultados nos próximos anos e melhores retornos para o associado, especialmente. É um trabalho feito com muita análise, dedicação, responsabilidade e com muito compromisso entre ambas as cooperativas. Somamos para crescer e não para dividir. E a Copagril se fortalece em todos os aspectos. Temos próximos investimentos em andamento, as indústrias de processamento de soja e de óleos, essa última que ano que vem entra em operação porque agora é reavaliada. Teremos investimentos muito grandes na suinocultura, com projeção de dobrar a produção de suínos dentro do que planejamos com a Frimesa”, salienta.

 

CONFIANÇA

O presidente da Copagril ainda lembra da relação de confiança entre associados e diretoria. “Queremos de antemão tranquilizar e dizer a vocês associados para que não vão atrás de fofocas e de coisas distorcidas. Isso ocorre somente para prejudicar nossa empresa e nossos associados. Vocês sempre confiaram e podem continuar confiando na diretoria que elegeram, que ela está procurando fazer sempre o melhor para todos os associados, para barganhar mais e não para piorar. Lamentamos algumas colocações nas redes sociais, alguns áudios que realmente são casos demagogos, de pessoas irresponsáveis que nem sabem nada, não conhecem nada da cooperativa e que querem de repente denegrir a imagem da cooperativa e da própria diretoria”, pontua.

“Vocês associados podem ter certeza que aqui não é somente o presidente que está trabalhando e fazendo isso, aqui é o presidente, vice-presidente, secretário, o conselho de administração, conselho fiscal, os coordenadores de núcleos e aí encontramos uma alternativa altamente viável, altamente vantajosa para a nossa cooperativa e por isso acabamos fazendo a intercooperação. Nenhum funcionário será demitido, todos os associados terão ganhos, a Copagril terá uma condição melhor dentro de todas as outras atividades. Podem ficar tranquilos associados e comunidade em geral também”, cita ele.

“Nada está sendo diminuído, mas, sim, está sendo acrescentado, ao contrário de alguns que têm falado algo porque não têm nenhum conhecimento e fundamento. Inclusive estamos vendo as medidas judiciais que vamos tomar em relação a essas pessoas. Queremos mais uma vez dizer a vocês associados que a Copagril está muito bem financeiramente, está muito bem equilibrada economicamente, ela vai ter um faturamento histórico neste ano, se não passar deve chegar a R$ 2.500.0000.000,00 (dois bilhões e meio de reais). Nosso objetivo é poder proporcionar melhores resultados para vocês associados, consequentemente proporcionamos trabalhos para as pessoas”, aponta Chapla.

Ele emenda que somente neste ano a Copagril contratou mais de 250 novos funcionários para ampliar seu quadro. “Possui indústrias que vão rodar o ano que vem, então terá mais contratações, haverá mais oportunidade de trabalho e consequentemente de renda para os municípios onde atua. Nós estamos mais do que convictos de que tomamos a decisão correta para o crescimento dos associados e da Copagril, ao contrário do que alguém possa pensar”, revela.

 

APROVAÇÃO POR UNANIMIDADE

Conforme ele, o projeto de intercooperação foi aprovado por unanimidade na assembleia realizada na tarde de segunda-feira (23) em Marechal Rondon, por sinal muito representativa entre participantes presenciais e on-line devido à pandemia do coronavírus. “Está sendo feito algo para melhorar muito nos próximos anos e o tempo vai se encarregar de comprovar o que o presidente de vocês está falando. Este presidente nunca precisou falar algo da forma como alguns. Falo daquilo que é o correto, sempre vou defender a honestidade, o respeito a todos. Não compactuamos com os comentários que alguns têm feito e que são maldosos, difamadores. Não vão atrás dessas conversas que têm talvez outros interesses pessoais que não sejam o interesse do bem-estar da nossa cooperativa, dos nossos associados, da nossa sociedade e dos nossos funcionários como um todo”, reforça.

“Parabéns para nós associados da Copagril pelo avanço que estamos tendo. Nada de ruim vai acontecer e sim muitas coisas boas estão por vir nos próximos meses. Muito obrigado pela atenção. A Copagril está fazendo negócios para oportunizar aos seus associados mais crescimento e também buscando melhores resultados para compartilhar isso com seu quadro social”, encerra Chapla.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente