O Presente
Marechal

Principais queixas do Procon de Marechal Rondon envolvem bancos e companhias telefônicas

calendar_month 30 de janeiro de 2022
3 min de leitura

Bancos e companhias de telefonia foram os ramos que mais receberam denúncias de rondonenses, segundo informações do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

Ao O Presente, o coordenador da unidade de Marechal Cândido Rondon, Samuel Hernandes Sanches, explica que as principais reclamações se referiam a algum tipo de cobrança indevida. “No caso dos bancos, o tipo de denúncia que prevaleceu foi sobre empréstimos consignados sem autorização do consumidor. Quanto às companhias telefônicas, as reclamações diversificaram: cobranças acima do contrato, mesmo tendo sido pedido o cancelamento, e continuação da cobrança após a portabilidade para outra operadora”, menciona.

 

Reclamações sobre concursos

Com demandas expoentes em 2021, ou seja, que especialmente cresceram no último ano se comparado a outros períodos, Sanches relata dois ramos: “Reclamações sobre concursos cresceram, principalmente devido ao cancelamento da prova da Polícia Civil. Além disso, denúncias referentes a compras pela internet também se sobressaíram se comparado a outros anos”, declara.

 

Solução de 70% dos casos

Os atendimentos realizados em 2021 mantiveram a média de serviços prestados em 2020, compara Sanches. “Os atendimentos transcorreram normalmente através de atendimento preliminar agendado presencialmente pelas atendentes. Foram atendidos 610 casos no ano passado”, revela.

As reclamações foram recebidas presencialmente e mantiveram uma média de solução satisfatória, avalia o coordenador. “Os atendimentos são realizados de maneira presencial, em média oito atendimentos diários, sendo que muitos são resolvidos sem abertura de processo administrativo. O índice de casos solucionados ficou em 70% em 2021”, enaltece, referindo-se aos trabalhos da agência de Marechal Rondon.

Coordenador do Procon de Marechal Rondon, Samuel Hernandes Sanches: “Reclamações sobre concursos cresceram, principalmente devido ao cancelamento da prova da Polícia Civil. Além disso, denúncias referentes a compras pela internet também se sobressaíram se comparado a outros anos” (Foto: Bruno de Souza/OP)

 

O Procon

A função do Procon é a defesa do consumidor em relações jurídicas com fornecedores de compras ou serviços frente ao consumidor. “Quando produtos apresentam problemas que não são sanados pelo fornecedor o Procon faz a mediação para conciliação entre as partes, visto que o consumidor é hipossuficiente em relação ao fornecedor”, salienta o coordenador.

Sabendo que apenas Procons estaduais possuem fiscais, a unidade de Marechal Rondon realiza majoritariamente trabalhos internos. “Agimos fora quando recebemos alguma denúncia. Como o Procon rondonense não possui fiscais, só notifica o fornecedor se uma reclamação for formalizada pelo consumidor”, explica.

Sanches orienta que as pessoas podem usufruir dos serviços do Procon de Marechal Rondon por meio de agendamento prévio e podem esclarecer dúvidas pelo telefone (45) 3254-0502. “Para registrar uma reclamação é necessário que um documento comprove o ato jurídico, isto é, a nota fiscal ou comprovante de compra por internet entre o consumidor e o fornecedor (pessoa jurídica)”, menciona, acrescentando que “o Procon não presta atendimento para casos entre pessoas físicas, quando o indivíduo deve procurar o Judiciário no Juizado Especial”.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.