O setor brasileiro de seguros registrou no período de janeiro a agosto deste ano faturamento de R$ 174,8 bilhões, aumento de 11,5% em comparação ao acumulado dos primeiros oito meses de 2018. Os números excluem o segmento de saúde e o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro DPVAT).
E existem algumas explicações para este crescimento. Uma delas é que mais instituições passaram a oferecer o serviço para os consumidores nos últimos anos, como as próprias cooperativas de crédito, que se expandem e ganham mercado de forma expressiva. “Embora seja uma cooperativa de crédito, nós conseguimos oferecer o melhor de uma corretora de seguros e também o melhor de uma cooperativa”, exemplifica o gestor de Produtos e Serviços do Sicoob Marechal, Hércules Aparecido da Silva.
De acordo com ele, a instituição dispõe de uma gama de produtos que, muitas vezes, não são tão conhecidos pela população, os quais vão além dos serviços bancários tradicionais, como cartões, crédito, aplicação, investimentos e poupança, mas abrangem ainda seguro, consórcio, previdência, serviços da máquina Sipag, dentre outros. O gestor reforça que todos esses serviços são oferecidos com qualidade, sendo esse o diferencial da cooperativa.
No caso da linha de seguros, se o setor nacional registrou aumento na arrecadação no primeiro semestre do ano, a realidade em Marechal Rondon não foi tão diferente. Esse crescimento foi visto também pelos gestores do Sicoob Marechal, onde a carteira está ganhando força de uma forma superior ao que a instituição esperava. “Isso se deve à qualidade no serviço prestado ao cooperado”, avalia Hércules. “Vale lembrar que para adquirir um seguro no Sicoob não é necessário ser cooperado”, informa.
Conforme o gestor, a cooperativa consegue investir na qualidade da prestação de serviços, principalmente na área de seguros, devido à solidez da instituição no sistema financeiro.
Ligado ao sistema, o Sicoob conta com o Unicoob, que é uma das maiores corretoras de seguro do Paraná, por meio do qual é possível realizar consultoria e oferecer todo o suporte para as agências, além do acompanhamento durante a vigência do seguro do cooperado e atendimento e assistência ao sinistro. “Quando o cliente faz negócios com o Sicoob, ele está negociando com uma empresa sólida”, expõe o rondonense.
ASSISTÊNCIA 24 HORAS
Há poucos dias, um temporal atingiu Marechal Rondon e ocasionou danos em diversas residências. Hércules enaltece a importância em se ter um seguro e o procedimento adotado pela seguradora: “O cliente tem uma pessoa de referência que irá buscar soluções de imediato na situação para minimizar o prejuízo, além de realizar o acompanhamento dos procedimentos seguintes. Então ele não está sozinho no momento do evento. Aconteceu o evento que traz transtorno, a pessoa não se sente sozinha”, declara, mencionando que o cliente segurado dispõe de assistência 24 horas por dia.
LINHA DE SEGUROS
Segundo o gestor de Produtos e Serviços do Sicoob Marechal, a instituição trabalha com todos os seguros do mercado, embora os mais populares sejam de veículos, residencial e de vida. “O Sicoob oferece seguro para bicicleta, empresarial, de viagem, de aeronave, de responsabilidade civil de engenharia, para quando o cooperado está construindo uma obra; seguro garantia, quando o cliente ou cooperado participa de um processo de licitação. O Sicoob também atua no ramo agro com seguro para safra, equipamentos rurais e benfeitorias, tudo feito de forma personalizada e especializada para atender toda a comunidade”, conclui.
O Presente