Fale com a gente

Marechal

Proerd será reimplantado em Marechal Rondon

Publicado

em

O Presente
A retomada do Proerd foi anunciada em reunião com representantes da prefeitura e do Batalhão da Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon, Toledo e Santa Helena

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) será reimplantado em Marechal Cândido Rondon. A retomada foi anunciada em reunião com representantes da prefeitura e do Batalhão da Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon, Toledo e Santa Helena, na tarde desta quinta-feira (26), nas dependências do paço municipal.

O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

O Proerd terá como público alvo os alunos dos quintos anos de todas as escolas municipais, tanto na sede como no interior do município. O programa é desenvolvido por policiais militares preparados para desenvolver o lúdico. Em Marechal Rondon, o instrutor responsável por ministrar as aulas será o Soldado Evandro Spier, de Toledo. Através de metodologia especialmente voltada às crianças, o policial irá passar uma mensagem de valorização à vida e a importância de manter-se longe das drogas.

Segundo o policial, o programa permite às crianças a possibilidade de criar uma personalidade e de se constituírem pessoas melhores dentro da sociedade. O instrutor explica que o programa é trabalhado em cima de 10 lições que estão contidas em uma cartilha, esta que é usada em todo o Paraná. A cartilha é direcionada a várias aprendizagens e todo seu conteúdo irá auxiliar a criança a criar uma resistência diante dessas situações de risco, assim como trabalhará formas para que ela se expresse melhor e consiga expor seus problemas, tanto em ambiente escolar quanto familiar, declara.

Após seis meses de curso, as crianças receberão o certificado do Proerd, ocasião em que prestarão o compromisso de dizerem não aos tóxicos.

O Presente
O Soldado Evandro Spier, de Toledo, será o instrutor do Proerd


Segurança aliada à educação

A secretária de Educação, Márcia Winter da Mota, destaca a importância do projeto para a comunidade rondonense. O projeto valoriza as crianças e também a família desses jovens. Vemos que na sociedade atual muitos valores estão se perdendo e com o Proerd esses valores podem ser retomados, declara.

O projeto será reimplantado nas escolas já no início do período letivo deste ano de 2017. Estamos em fase de planejamento e ainda temos que definir e concluir alguns quesitos. Até o final de fevereiro o material vai estar pronto e o projeto poderá ter início, lembrando que, antes das aulas do Proerd começarem, o instrutor fará uma palestra para explanar sobre o assunto e, desta forma, esclarecer os objetivos do programa, explica a secretária.

Para o Secretário de Segurança e Trânsito, Welyngton Alves da Rocha, a retomada do Proerd simboliza uma vitória para a cidade, diante da importância que o mesmo representa. Para ele que acompanhou o início do projeto em Marechal Rondon, foi lamentável quando o mesmo se encerrou. Agora esperamos que, com a retomada do Proerd, nosso jovem saiba dizer não às drogas e à violência, declarou o secretário.

O secretário ainda ressaltou que, quando o Proerd deixou de ser aplicado no município, a incidência em áreas criminais de jovens da faixa de 12 a 14 anos teve um aumentou significativo, sendo isso reflexo da falta de orientação que o projeto oferece para os jovens. Aliando o Proerd ao fomento policial em nosso município, esperamos conseguir desenvolver um trabalho preventivo e repressivo e, desta forma, fazer com que a sensação de segurança pública no município aumente, revela.

Trabalho de prevenção

O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar, com o apoio do poder público através das Secretarias de Educação e de Segurança, e teve sua volta articulada pelo vereador Vanderlei Sauer (DEM).

Conforme Sauer, o trabalho para retomar o programa foi um dos projetos apresentados por ele na época da campanha eleitoral, e ali ele percebeu que a população também queria o retorno do Proerd. Para o vereador, o trabalho desenvolvido no programa é preventivo e favorece a segurança pública no município. Nós precisamos investir em prevenção e ensinar aos nossos jovens os malefícios da droga e da violência, para que eles não tenham seu futuro prejudicado, diz.

Sauer explica que o projeto não atrapalha as aulas e não interfere na grade curricular dos alunos. O Proerd é um programa que se adapta dentro de alguma matéria, seria como uma palestra dentro de uma das aulas, expõe.

O Proerd irá ser desenvolvido em dois ciclos. Nos primeiros seis meses será realizado em metade das escolas do município e assim concluirá o primeiro ciclo. Em seguida, terá início nas demais escolas, encerrando o segundo ciclo no final do ano e finalizando o projeto.

O Presente
O Presente
O Presente

 

Copyright © 2017 O Presente