Fale com a gente

Marechal Intercâmbio

Professora italiana visita o campus rondonense da Unioeste

Publicado

em

Programação conta com uma série visitas e outras atividades, até sexta-feira (29) (Foto: Andréa Pasquetti)

 

A convite do Centro de Ciências Agrárias (CCA) do campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), especialmente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA), em conjunto com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, a professora doutora italiana Daniela Farinelli, da Università degli Studi di Perugia, está nesta semana na Unioeste a fim de consolidar ainda mais os laços de cooperação entre as instituições.

Motivada pela professora doutora Fabíola Villa, organizadora da programação, a agenda prevê visita a um produtor de azeitona, realização de um curso intitulado “Análise sensorial: azeite de oliva”, aula para os alunos do PPGA, minicurso sobre a qualidade/experimentação de azeite, além da visita à reitoria.

Recebidos pelo vice-reitor, professor doutor Moacir Piffer, participaram da reunião de cooperação a pró-reitora de administração e finanças, Silvia Idalgo, o coordenador do PPGDRS, professor doutor Wilson João Zonin, o assessor de relações internacionais, professor doutor Pery Shikida, o assessor adjunto de relações internacionais, professor doutor Rafael Mattiello, a assessora de internacionalização, Gabriela Christ, a discente do curso de Letras-Italiano campus de Cascavel Inelve Pietroni, além de Fabíola e Daniel Fernandes da Silva.

Daniel, coorganizador da agenda, teve a oportunidade de realizar o doutorado sanduíche na UNIPG e afirma: “Minha experiência na UNIPG foi fantástica. Desde o começo eu tive todo apoio, ainda no Brasil, dos professores para conseguir o estágio doutoral lá, moradia, processo burocrático para matricula e acesso à estrutura, como o RU, e durante minha estadia procuravam estar sempre perto não só como professores, mas também como amigos”.

Daniela enfatiza a importância do marco geral assinado entre a Unioeste e a UNIPG: “Possiamo collaborare assieme, per lo scambio tra studenti e professori delle due Università. Questo è il primo passo per la collaborazzione. Il secondo passo, in un futuro, una volta che saremmo ben conosciuti, è collaborare in qualche progetti. Una collaborazione italo-brasiliana per migrare le nostre conoscenze. Oggi ormai la ricerca e la didatica sono internazionale. Gli studenti e i professori che vengono in brasile o che vanno lì possono crescere intellettualmente. Questa è la mia opinione. Grazie per l’ospitalità”.

Além do tradicional tour pela Reitoria e Campus de Cascavel – clínicas, campus e direção de centro – a Assessoria de Relações Internacionais (ARI/Reitoria) deu continuidade ao projeto “Embaixador na Unioeste”, vinculado ao projeto de extensão Programa de Apadrinhamento ao Acadêmico Internacional (PAAI/Buddy Program), que consiste em acompanhar o visitante internacional. Em especial nesta oportunidade, a aluna do curso de Letras-Italiano do Campus de Cascavel Inelve Salton Pietroni foi selecionada para esta missão. Segundo ela, a experiência foi maravilhosa. “Gostei muito! Ter a oportunidade de falar em italiano e ouvir pessoas que vieram da Itália foi muito bom”, avalia.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente