Dentre os cinco estudantes do Paraná finalistas na etapa nacional do Parlamento Jovem Brasileiro deste ano – projeto da Câmara dos Deputados em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – está Guilherme Felipe Koch, do Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon. Ele, juntamente com outros 78 estudantes de todo o Brasil, terá a oportunidade de participar da jornada parlamentar e aprender sobre o processo legislativo e as várias questões envolvidas na análise e aprovação de um projeto de lei.
Para a professora Vera Pagnussatti, orientadora dos alunos do Eron que participam do Parlamento Jovem, os resultados conquistados ano a ano são motivo de muito orgulho.
A docente conta que realiza atividades com foco no programa Parlamento Jovem Brasileiro desde o ano de 2016, a partir do projeto “Educando para a cidadania”, desenvolvido em sala de aula com alunos do Ensino Médio. “O projeto partiu de situações-problemas, polêmicas e desafios vivenciados pelos próprios alunos, comunidade escolar e sociedade. As práticas pedagógicas envolveram centenas de alunos do Ensino Médio nestes cinco anos. A partir da temática política e subtemas pertinentes, o projeto foi elaborado, readequado e replanejado conforme a atualidade, participação e interesse das turmas envolvidas”, conta Vera, que é professora da disciplina de Língua Portuguesa no Colégio Eron Domingues.
De acordo com ela, o projeto foi pensado em consonância com as diretrizes curriculares estaduais, com a proposta pedagógica da disciplina, com o projeto político pedagógico do colégio e com o plano de trabalho docente, observando o conteúdo estruturante “o discurso enquanto prática social”, neste ano, com introdução de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ainda em implantação. “O projeto teve como foco os objetivos específicos da disciplina que são os gêneros textuais e suas especificidades e respectivas esferas de circulação, em especial a jornalística, midiática política e jurídica. Primeiramente, foi necessário ‘desmistificar’ o próprio termo ‘política’ para posteriormente discutir as implicações desta na vida de cada um e refletir sobre o desinteresse dos alunos em relação à temática”, comenta.
Objetivou-se via gêneros discursivos, pesquisas, contextualizações, socializações e produções, expõe a docente, escrever com clareza, coesão, coerência, utilizando as normas ortográficas, conectores, articuladores e afins; expressar e registrar com propriedade, argumentação e objetividade suas ideias; reconhecer os efeitos de sentido decorrentes do tratamento estético do texto literário; identificar as condições de produção do gênero trabalhado enunciador, interlocutor, finalidade, época, suporte; reconhecer as diferenças entre textos que tratam do mesmo tema em função do leitor-alvo, da ideologia, da época e de suas intenções comunicativas; explorar as temáticas e especificidades das produções do Enem; analisar propostas e gêneros de vestibulares; desenvolver o senso crítico e utilizar com responsabilidade os diferentes aparatos tecnológicos e redes sociais de forma colaborativa e ética, perpassando pela leitura, oralidade, escrita e análise linguística.
“É um trabalho envolvente e gratificante, desde a problematização, passando pela sensibilização, pesquisas, análises, seminários, até a produção do projeto de lei individual, apresentação do mesmo, via redes sociais, escolha democrática entre os alunos das propostas mais significativas”, avalia Vera.
Ela explica que, depois de escolhidos entre os colegas por votação, os projetos “eleitos” são reorganizados, corrigidos, ampliados e/ou fundamentados, quando necessário, pelos seus proponentes e encaminhados para Curitiba para concorrer à fase estadual. “Na fase estadual são escolhidos, todos os anos, 20 projetos de lei do Paraná, os quais são pré-selecionados para a fase nacional. Nos cinco anos de projeto desenvolvido no Colégio Estadual Eron Domingues, dos 100 projetos, 46 foram meus alunos”, enaltece Vera.
Para a fase nacional, nestes cinco anos de trabalho, a professora diz que dos 25 alunos que foram para Brasília representar o Paraná, sete são alunos do Eron Domingues, somando mais dois do ano de 2012. “Desta forma, em seis edições tivemos nove alunos do colégio representando o Estado na jornada parlamentar em Brasília. É um resultado significativo e gratificante”, evidencia, acrescentando: “A prática descrita mostra que é preciso envolver nossos adolescentes em temáticas atuais e pertinentes para ele enquanto cidadão e para a sociedade de forma geral. Ainda, mostrar o poder que as ideias têm e que é preciso ter atitude para colocá-las em prática”, destaca.
O PROGRAMA
O programa Parlamento Jovem Brasileiro consiste em engajar os jovens para refletirem juntos a respeito da política e do papel do cidadão, fortalecendo o diálogo, a democracia e o exercício da cidadania. Nesta edição, devido à pandemia, boa parte do projeto será feito remotamente – a Jornada Parlamentar on-line. Os alunos vão tomar posse do mandato como jovens deputados em sessão solene a distância, em 22 de outubro, com transmissão pela TV da Câmara.
A partir disso, eles passam a exercer o mandato com reuniões e ferramentas on-line, incluindo atividades como a distribuição de projetos, formação de comissões técnicas, redação de pareceres, entre outras ações semelhantes as que fazem os deputados federais. O início dos trabalhos das Comissões Temática está marcado para 26 de outubro.
O ponto alto do mandato, a experiência legislativa presencial em Brasília, na Câmara dos Deputados, está prevista para maio de 2021, entre os dias 11 e 14. A data ainda será confirmada em razão da pandemia.
GUILHERME
Guilherme Felipe Koch, do Colégio Estadual Eron Domingues, apresentou o seguinte projeto de lei: fica decretado, em todo o território brasileiro, o financiamento de casas, via Caixa Econômica ou Banco do Brasil, com juros mais baixos e prazos mais acessíveis para pequenos agricultores que comprovem trabalhar na agricultura e sejam os proprietários da terra.

LISTA COMPLETA
O Paraná é o quinto Estado com o maior número de finalistas em 2020. Confira a lista completa no link: https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem/o-que-e-o-parlamento-jovem-brasileiro/resultado-da-selecao-pjb-2020.
O Presente