O Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, marcou presença no 13º Seminário de Educação Especial da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento foi promovido pelo Programa de Educação Especial (PEE) e foi alusivo as comemorações dos 20 anos que o PEE tem de atuação na universidade. O Seminário foi realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Campus de Cascavel, da Unioeste.
Baseado no tema “O Atendimento Educacional Especializado – AEE em debate com os pressupostos da Pedagogia Histórico Crítica”, a programação contou com palestras, debates, reflexões e mesas temáticas que abrangem aprofundamentos teóricos em educação especial no ensino superior e na educação básica.
Conforme a professora do Rui Barbosa, Raquel Sander, o seminário sobre educação especial foi uma grande oportunidade. “Com o aumento da presença de crianças com necessidades especiais, em sala de aula regular, observamos a grande necessidade de reflexões para melhor atender estes alunos, em suas particularidades. Desta maneira, o Seminário foi muito significativo”, argumenta.
Raquel ressalta que o seminário buscou refletir também a importância do professor AEE. “A essencialidade da sua qualificação profissional, para assim atuar de forma a possibilitar o aprendizado aos alunos. O professor AEE não cuida dos seus estudantes, mas sim ensina. Tem o importante papel de ‘traduzir’ o conteúdo estudado para a linguagem do aluno, bem como auxiliá-lo na interação com os demais colegas e professores”, expõe.
O diretor do Rui Barbosa, pastor Carlos Kracke, ressalta que o Colégio tem a função de incluir, dar oportunidades para que todas as crianças possam aprender, cada uma dentro de suas particularidades. “E para isso ter profissionais capacitados é fundamental. Pois os mesmos ajudarão no desenvolvimento de cada aluno e conduzirão todo o processo de aprendizagem”, finaliza.
Com assessoria