Marechal Capacitação

Professores e colaboradores do Rui Barbosa participam de curso sobre necessidades especiais

Foto: Divulgação --
Copagril – Compras no Site

Professores e colaboradores, do Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, participaram de dois encontros com o tema “A diversidade no ambiente escolar: o aluno com deficiência em questão”. O objetivo foi trazer propostas que melhor capacite toda a equipe na condução do trabalho com a educação especial e inclusiva. Os encontros foram realizados nos dias 26 de fevereiro e 05 de março, com o professor, doutor em Educação Especial, Douglas Borella.

Durante os dois dias de capacitação, o professor Borella trouxe inúmeras informações sobre diversos tipos de síndromes. Em especial, apresentou as características das pessoas portadoras da Síndrome de Down e Síndrome do Espectro do Autismo. A atenção especial dada a estas áreas se deve pelo fato de que o Colégio Rui Barbosa atende crianças com essas síndromes. O Dr. Douglas salientou também a importância do trabalho em equipe e de cuidar cada aluno de maneira individual.

Casa do Eletricista – NÃO PAGUE AR

Conforme o diretor Carlos Kracke, durante todo o curso os participantes tiveram momentos muito especiais. “Destacamos o momento em que os alunos portadores de necessidades especiais, juntamente com os seus familiares, adentraram no ambiente”. O diretor fez também um agradecimento especial ao professor Douglas. “Nossa gratidão ao Dr. Douglas pelo excelente trabalho realizado junto as famílias e na capacitação de profissionais da educação que possuem o privilégio de interagir com crianças, jovens e adultos que apresentam suas particularidades educacionais”, agradece.

Dona Talita Reffatti é mãe do João Victor, que tem síndrome de Down, ela relatou que é muito grata ao Rui Barbosa pela dedicação com o filho dela. “Desde que o João veio estudar aqui, só temos alegrias, pois o progresso dele é muito visível. Eu vejo o quanto ele é querido pelos professores, colaboradores e pelos colegas. Isso faz muita diferença na vida dele”, informa.

A coordenadora da Educação Infantil e Fundamental I, Juciane Bazzo Henn, avalia que o curso foi excelente. “Acredito que aprender faz parte da rotina de quem quer alcançar os melhores resultados na realização de qualquer trabalho, mas, dedicar tempo e energia para ajudar nossos alunos a serem felizes, nos torna também pessoas felizes e melhores”, destaca. A coordenadora também ressaltou a participação das famílias. “Foi gratificante receber as famílias e alunos durante o encontro, ouvir os depoimentos foi emocionante”, argumenta.

A coordenadora pedagógica, Patrícia Quinot Gundt, reforça a preocupação que o colégio Rui Barbosa tem com seus alunos e suas diferenças. “O curso foi realmente fantástico, pois aprendemos muito com o Doutor Douglas. Sabemos como é importante que o professor compreenda as particularidades de cada aluno, para então conseguir verificar o nível de desenvolvimento de cada estudante. Reforço, que família e a escola precisam estar juntos trilhando este caminho, para conseguirmos a realização do nosso aluno”, pondera.

Conforme a professora Raquel Sander, que é acompanhante de aluno com necessidade especial, o curso foi muito importante. “O professor Douglas trouxe explicações muito valiosas sobre a Síndrome de Down e Autismo. Ele mostrou a importância de envolver toda a equipe escolar e também a família neste processo, pois isto garante ao aluno qualidade de vida e crescimento educacional. Precisamos entender quais são as reais necessidades deles e o que realmente importa em suas vidas. Desta maneira entenderemos melhor suas limitações e possibilidades”, reforça.

O diretor Carlos ressalta que o colégio Rui Barbosa tem esta especificidade. “Nós vibramos quando os nossos alunos passam nos mais diversos vestibulares, mas também vibramos muito quando um aluno nosso que apresenta o Transtorno do Espectro Autista, começa a interagir com seus colegas em sala. São vitórias que compartilhamos e que mostram a diversidade do ensinar”, finaliza.

Momento da participação dos alunos e familiares na capacitação. (Foto: Divulgação)

Com informações Assessoria 

 

Professores e colaboradores do Rui Barbosa participam de curso sobre necessidades especiais
TOPO