Copagril
Marechal Projeto pioneiro

Programa de Fluência de Leitura é desenvolvido em Marechal Rondon

Fotos: Divulgação

Dando continuidade aos materiais informativos desenvolvidos ao longo desta semana, em alusão da Semana da Dislexia, que neste ano é lembrada de 07 a 13 de outubro, nesta quarta-feira a Secretaria de Educação falará sobre mais um importante projeto que é desenvolvido nas escolas públicas municipais de Marechal Rondon, o Programa “Helping Early Literacy with Practice Strategies— Português Brasileiro (HELPS-PB): Programa de Fluência de Leitura para Escolares.

O primeiro treinamento do HELPS-PB no Brasil aconteceu em junho de 2019. O fonoaudiólogo educacional Fagner Mallmann da Secretaria de Educação de Marechal Rondon esteve presente no treinamento e já implementou o programa em forma de projeto piloto em duas escolas da rede municipal se ensino. Além do fonoaudiólogo, as professoras Marise Koppe e Rosemari Boom também são instrutoras HELPS-PB e atendem alunos na Sala de Recursos Multifuncional. O programa tem o propósito de fortalecer a fluência de leitura dos alunos, o que também deve melhorar a compreensão de leitura. Além disso, o programa passa a oferecer oportunidades para que os leitores em dificuldades se sintam bem-sucedidos.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

O programa recém-apresentado no país tem trazido benefícios para os alunos da rede municipal, com e sem diagnóstico de Dislexia. É necessário mencionar a importância de programas baseados em evidências científicas, para que de fato os alunos tenham a possibilidade de serem inclusos e aprenderem dentro de suas possibilidades.

 

Com assessoria

TOPO