Marechal Cândido Rondon completa seu 61º aniversário no domingo (25) e, pelo segundo ano consecutivo, as comemorações acontecem de maneira alternativa em virtude da pandemia da Covid-19.
Unindo atrações culturais, apresentações de orquestras, cantores locais e até desafios de ciclismo, o calendário de eventos tem sido apreciado pelos munícipes, conforme afirma Anderson Loffi, diretor-presidente da Fundação Promotora de Eventos (Proem), entidade organizadora das atividades festivas, em parceria com a prefeitura.
“A participação e a interação das pessoas no evento de comemoração do aniversário de 61 anos do município tem sido muito positiva, até porque, de maneira alternativa e interativa, tem trazido um alento às pessoas. O feedback tem sido altamente positivo”, menciona ao O Presente, lembrando que as atrações abrem espaço para artistas locais se apresentarem.
AGITO NOS DISTRITOS
Nas últimas duas semanas, a carreta-palco itinerante passou pelos distritos de Marechal Rondon levando a Orquestra de Acordeons, além de outros atrativos. “Os moradores dos distritos nunca tiveram um evento como esse, chegando a receber as atrações diante da própria casa ou nas proximidades”, enaltece o diretor-presidente da Proem.
Ele pontua que a atração não gera aglomeração e é uma maneira diferente de marcar o aniversário do município. “É uma carreta equipada com som, painel de led e traz uma música agradável feita pelos alunos da Escola de Artes. É uma aproximação que nunca tiveram com nenhum outro evento, quem dirá no aniversário”, expõe.
EXPECTATIVAS ALCANÇADAS
A Proem não tem estimado público para as apresentações virtuais, pois, conforme o dirigente, muitas pessoas assistem posteriormente. “É on-line e ao vivo, mas são feitas gravações e não sabemos a propagação que terá, porque muitos acompanham depois”, aponta.
Com relação ao Circuito de Ciclismo – Desafio 61 anos e ao Desafio Pais e Filhos – Ciclismo e Fotografia, as projeções de alcance foram atingidas. “Tínhamos expectativa de 500 inscrições e alcançamos essa quantia”, frisa.
Pensando na saúde e segurança dos munícipes nas circunstâncias pandêmicas, a programação alternativa foi intitulada “Novos Tempos”. “Os objetivos propostos no calendário de eventos do 61º aniversário do município foram cumpridos. Completa-se, assim, um grande aniversário, pensando no bem-estar da população. Com certeza, a programação alegrou as tardes e as noites dos munícipes”, afirma.
PROGRAMAÇÃO
Hoje (23), a programação de aniversário do município terá show nacional com o violinista Simão Wolf. A apresentação acontecerá às 19 horas na carreta-palco e terá início no trevo da AACC, percorrendo as principais ruas da cidade.
Na sequência, às 21 horas, haverá live com a Orquestra de Sopros. Amanhã (24) serão promovidas duas lives com artistas locais, sendo transmitidas pelas redes sociais da prefeitura e veículos de comunicação. Walter Basso, Break Brain, Eder e Guilherme, Sandra e Fabiano, Derik Neske e Roberto e a Banda Full Rocker marcarão presença na live com início às 15 horas. A partir das 19h30, quem comanda a noite são Diogo Henrique e banda, João e Vanderlei, Igor e André, Thiago Alex e Mara e Billvox.
No domingo a programação inicia às 09 horas com ato oficial com autoridades, culto ecumênico e apresentações de música gospel a partir das 10h30, com performances de Fabrício Alves, Wilian e Danieli, Gabriele Gruber, Francielle Wild, Muriel Encinas, Mariana Wild, Gedean Silva, Karol e Layanna Fernanda. À tarde acontecem os sorteios referentes aos desafios de ciclismo e, posteriormente, o Coro Canta Horizonte se apresentará na transmissão.

Diretor-presidente da Proem, Anderson Loffi: “Os objetivos propostos no calendário de eventos do 61º aniversário do município foram cumpridos. Completa-se, assim, um grande aniversário, pensando no bem-estar da população. Com certeza, a programação alegrou as tardes e as noites dos munícipes” (Foto: Divulgação)

(Arte: O Presente)
O Presente