Está chegando a Ultra 12 Horas (clique e saiba mais), que será realizada entre este sábado (4) e o domingo (5), em Marechal Cândido Rondon. A prova tem como objetivo incentivar a prática esportiva no município, por meio de provas individuais ou em equipe. No caso dos competidores individuais, o objetivo é testar a resistência física e a quebra de limites por parte dos corredores. Já as provas em equipe têm como objetivo promover o companheirismo e coletivismo.
Segundo o coordenador da Ultra, Adelir Kempfer, também sócio do Rotary 25 de Julho, a expectativa para a 2ª edição da Ultra 12 Horas é grande, ressaltando que “o nosso diferencial desse ano são os nossos patrocinadores. Sem eles não conseguiríamos realizar um evento desse porte e, por isso, gostaríamos de agradecê-los muito”.
Neste ano, no entanto, o Rotary 25 de Julho, as meninas do Arco-íris e a Acorre firmaram uma parceria que trará um significado ainda maior para o evento: o projeto “Adote um ciclo”.
O projeto vem em consonância com uma discussão que tem ganhado cada vez mais destaque na sociedade brasileira, a chamada “pobreza menstrual”.
“Embora, em um primeiro momento, nos pareça que o acesso a itens básicos de higiene e limpeza seja de todos, ao considerarmos a desigualdade social presente no nosso país percebemos que essa é uma questão mais profunda”, comenta a coordenadora do projeto, Luana Port Thomé.
Pesquisas realizadas em todo território nacional indicam que muitas meninas não possuem condições financeiras para custear os gastos com absorventes, chegando ao ponto de abandonarem o colégio durante o período menstrual. “O problema é tão grave que tem sido pauta de discussões políticas e projetos de lei em várias esferas do poder público”, expõe Luana, emendando: “A pobreza menstrual é um obstáculo que sempre esteve presente na vida de milhares de meninas e mulheres brasileiras, expondo a vulnerabilidade social que elas se encontram. Assim, nosso papel como agentes transformadores da mudança, por meio do projeto ‘Adote um ciclo’, promovemos uma campanha de conscientização e arrecadação de absorventes, que serão distribuídos nas escolas do nosso município, com o objetivo de apoiar e transformar a vida de diversas meninas da nossa cidade”.

Doação
Nesse sentido, o Rotary Club 25 de Julho começará uma campanha de arrecadação de absorventes, com foco inicial no dia da corrida. Assim, no ato da inscrição será necessária a doação de um pacote de absorventes. Além disso, para aqueles que não participarem da corrida, mas quiserem contribuir com a campanha, haverá um ponto de coleta durante a Ultra 12 Horas.
De acordo com o presidente do clube, Maxion Salomão de Souza, o empoderamento feminino deve se atentar a todos as nuances da vida de uma menina e deve começar pela solução de problemas cotidianos. “Assim, devemos nos atentar, primeiramente, para as necessidades básicas das meninas, garantindo o seu total acesso à escola”, ressalta.
Este ano o evento também terá a Corrida Kids e a Corrida dos Idosos.
Com assessoria