Fale com a gente

Marechal

Projeto Cidadania no Trânsito é lançado em Marechal Rondon

Publicado

em

 

O Presente

Educação no Trânsito é uma das grandes prioridades das políticas públicas de segurança e desenvolvimento para as novas gerações. Preocupados com a realidade na qual pedestres e motoristas ainda não respeitam as leis de trânsito, as secretarias de Educação e de Segurança Pública de Marechal Cândido Rondon lançaram, na manhã de hoje (24), nas dependências do auditório da Prefeitura Municipal, o projeto Cidadania no Trânsito. Participaram do ato o vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon, Ilario Hofstaetter, os secretários de Segurança e Trânsito, Coronel Welyngton Alves da Rosa, e de Educação, Marcia da Mota, representantes das escolas municipais, além de vereadores e representantes das forças policiais do município.

O projeto, desenvolvido através de uma parceria entre as secretarias de Segurança e Trânsito e Educação, com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e o Ciretran, objetiva realizar palestras com orientações básicas sobre a cidadania no trânsito, duas vezes por semana em cada escola municipal rondonense. O público alvo do projeto serão crianças de 7 a 10 anos

Um dos idealizadores do projeto, secretário de Segurança e Trânsito, Welyngton Alves da Rosa, explica como funcionará na prática o projeto de Cidadania no Trânsito. “Num primeiro momento, os alunos receberão instruções dentro da sala de aula. Depois, terão a Escola Prática de Trânsito, onde as crianças poderão passar alguns momentos com os policiais e os funcionários da Secretaria de Segurança e Trânsito para obtenção de conhecimento específico”, destaca o secretário.

O secretário acredita que, começando o projeto nas escolas municipais, as instituições estaduais e particulares também irão solicitar participação no projeto e presença dos palestrantes e, por conta disso, estão abertos para atender a outros pedidos.

 

Conscientização

O secretário Welyngton explicou ainda que o projeto é uma necessidade até mesmo na questão de uma futura municipalização de trânsito. “Entende-se que a educação de trânsito faz com que os acidentes diminuam, através de uma conscientização maior. Assim, as próprias crianças cobrarão dos pais a obediência às regras de trânsito”, salientou o secretário.

A ideia, segundo o secretário, é futuramente ter uma geração de motoristas mais responsáveis e conscientes de como conduzir seus veículos e se comportar no trânsito. “Os motoristas somente respeitam quando são penalizados, e não queremos isso, pelo contrário, queremos um trânsito seguro e ordeiro no dia a dia, sem que o motorista dirija com medo da fiscalização, mas que ele dirija respeitando as regras de trânsito”, enalteceu o secretário.

 

O Presente

 

O Presente
O Presente

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente