Fale com a gente

Marechal

Projeto Cidadania no Trânsito será estendido às escolas estaduais e particulares de Marechal Rondon

Publicado

em

Diretores de colégios estaduais e particulares de Marechal Cândido Rondon participaram na manhã desta terça-feira (29), nas dependências do Colégio Estadual Eron Domingues, da apresentação do projeto Cidadania no Trânsito. A apresentação foi feita pela instrutora Adriane Kappes Vorpagel, da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito. O objetivo foi passar o conteúdo programático que será aplicado nas salas de aulas para alunos de 6º a 9º anos.

 A reunião contou com a presença do secretário de Segurança e Trânsito, Welyngton Alves da Rosa, do comandante da Polícia Rodoviária Estadual, sargento Carlton Henning, e do comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon, capitão Tiago Zajac.

O projeto Cidadania no Trânsito foi criado pela prefeitura rondonense, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Ciretran e o Corpo de Bombeiros.

As palestras já foram apresentadas em todas as escolas municipais, atendendo cerca de duas mil crianças no primeiro semestre de 2017, além de algumas empresas e até mesmo na Guarda Municipal de Guaíra.

O calendário de palestras em cada colégio ainda será definido de acordo com o cronograma de cada instituição.

 

Conscientização

O secretário de Segurança e Trânsito ressaltou que o projeto é uma necessidade até mesmo na questão de uma futura municipalização de trânsito. Conforme ele, a nova fase do projeto vai atingir um público que em breve estará fazendo a Carteira Nacional de habilitação (CNH), ou seja, uma nova geração de motoristas. “É fundamental falar de educação no transito para os nossos jovens e adolescentes. O projeto irá levar até esses jovens orientações, informações e regras de comportamento que eles devem seguir no dia a dia”, destaca Rosa, acrescentando: “Hoje o jovem está inserido no trânsito, sendo assim ele precisa saber se comportar de uma maneira responsável, para evitar acidentes e não fazer parte das altas estatísticas de morte no trânsito que temos todos os anos, motivadas em sua maioria pela direção irresponsável”, frisa.

Conforme o secretário, o objetivo principal do projeto é conscientizar toda a sociedade sobre a necessidade de um trânsito mais humano e seguro. “Nós queremos debater com os professores, jovens e toda a sociedade organizada sobre um trânsito melhor para todos. As atitudes que estamos tomando visam transformar Marechal Rondon em uma cidade mais segura, diminuindo a ocorrência de acidentes e evitando mortes no trânsito”, salienta.

Copyright © 2017 O Presente