O Projeto Praticar, de extensão universitária, vinculado ao curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Marechal Cândido Rondon, tem o objetivo de promover práticas corporais no intuito prevenir e combater o sobrepeso/obesidade e sedentarismo em crianças e adolescentes do município. Além disso, proporciona aos acadêmicos do curso de Educação Física a oportunidade de vivenciar práticas pedagógicas para o ensino das diversas práticas corporais ligadas à Educação Física Escolar.
O projeto acontece desde o ano de 2017 e já teve a participação de centenas de jovens de Marechal Rondon. Para o ano de 2020 as atividades iniciam na terça-feira (17). As atividades são desenvolvidas no Complexo Poliesportivo da Unioeste nas terças e quintas-feiras, das 15 às 17 horas.
O público-alvo são crianças e adolescentes com faixa etária entre nove e 14 anos. O projeto é gratuito e com limite de 30 vagas.
De acordo com o coordenador do projeto, professor Arestides Pereira da Silva Júnior, o foco do projeto não é a iniciação ou treinamento esportivo, mas, sim, a vivência de várias práticas corporais como forma de educar para a saúde, sobretudo em relação à prática de atividades físicas e aos hábitos saudáveis.
As práticas realizadas no projeto são: esportes de invasão (basquetebol, futebol, futsal, handebol e ultimate frisbee), esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote (badminton, peteca, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol e atletismo), ginástica, dança, atividades circenses, lutas, capoeira e práticas corporais de aventura.
Interessados devem comparecer no primeiro dia de aula do projeto (terça-feira) ou entrar em contato com a equipe executora.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (45) 99983-0442 e/ou 99962-0703.
O Presente