Marechal

Projeto de reflorestamento recupera área afetada por tornado em Marechal Rondon

Com foco na sustentabilidade, acadêmicos do 6º semestre do curso de Administração da Faculdade Luterana Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, realizaram o reflorestamento de uma área devastada pelo tornado, que assolou o município em novembro de 2015, com o plantio de cerca de 500 mudas de árvores nativas em uma área de 25 mil metros quadrados, localizada às margens do Rio Arroio Fundo.

A área utilizada pertence à Copagril e foi cedida aos acadêmicos para a execução do projeto. No local houve a perda de diversas árvores por conta do fenômeno climático, sendo que a área ficou descoberta de vegetação, causando forte impacto ambiental.

Casa do Eletricista – RETOMA

Por conta disso, os alunos buscaram, com a realização do projeto, recuperar a área de preservação e promover a sustentabilidade por meio da conservação do local. Além disso, com essa ação esperam influenciar crianças, jovens e toda a população do município, demonstrando que pequenos atos podem promover a sustentabilidade do meio ambiente.

 

Plantio

Após o tornado que atingiu a área, houve a destoca de árvores afetadas (quebradas) e a limpeza do terreno. Logo após a destoca surgiu a necessidade de plainar o solo, gradeando o mesmo. Em seguida, já com o solo plano, a terra foi preparada para o recebimento das mudas.

O plantio foi realizado pelos próprios acadêmicos, que contaram com a ajuda do Rotaract.

Agora, os estudantes têm como responsabilidade a preservação e cuidados posteriores ao plantio, como constituir a irrigação manual das mudas e prevenir a invasão de pragas através da capinagem.

TOPO