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Marechal Jovem em Ação

Projeto do CIEE forma alunos para serem protagonistas da própria vida

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Diretora do Colégio Paulo Freire, Ana Regina Schueigerti, e o coordenador do CIEE, Jailson Gonsalves, durante o recebimento dos certificados dos participantes: ação será ampliada em 2019 (Foto: Joni Lang/OP)

Com a missão de contribuir para a capacitação de estudantes e sua inclusão no mundo do trabalho por intermédio de programas de estágio, programa aprendiz e cursos de capacitação e cidadania, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Marechal Cândido Rondon desenvolveu, nos meses de outubro e novembro, o projeto Jovem em Ação. A instituição escolhida foi o Colégio Estadual Paulo Freire, que proporcionou o aprendizado aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com o coordenador do CIEE Marechal Rondon/Palotina, Jailson Gonsalves, trata-se de um projeto idealizado pela sede em Curitiba e distribuído a todos os escritórios regionais e pontos de atendimento em nível de Estado. “A ação tem como principal foco fortalecer o estudante como protagonista da sua própria vida, possibilitando a troca de informações e, principalmente, a discussão em relação aos anseios e necessidades”, enaltece.

Ele diz que um profissional é capacitado e contratado para orientar os estudantes em nível de carreira, trazendo informações relacionadas às questões de saúde, de âmbito social e o pano de fundo, que talvez seja um dos principais pontos, respectivamente o fortalecimento de vínculos familiares. “O CIEE entende que a ação social neste programa tem como objetivo mostrar ao estudante a importância dessa interação social. O projeto tem a segunda etapa de fortalecimento de vínculo, desenvolvida com os pais desses alunos, sendo que no Paulo Freire foi realizada a primeira etapa, que culminou recentemente na entrega dos certificados dos participantes”, menciona.

O coordenador explica que o projeto Jovem em Ação aconteceu uma vez por semana no contraturno escolar, envolvendo a equipe do CIEE, que, quando necessário, disponibilizava profissional de assistência social e psicólogo. “O projeto envolve instrutor com formação nessa área para atuar em grupo, trabalhar na área de pedagogia, assistência social ou psicologia, e a importante parceria com o colégio, que apresenta a demanda indicando os alunos a participar do grupo. A instituição disponibilizou espaço e infraestrutura para as aulas realizadas nos meses de outubro e novembro”, expõe.

VISÃO DE FUTURO

A diretora do Colégio Paulo Freire, Ana Regina Schueigerti, enaltece que o objetivo da instituição é de que os alunos tenham adquirido visão em relação ao campo de trabalho que vão enfrentar no futuro. “Pelo que observamos, nossos estudantes do 9º ano sairão mais capacitados, entendendo um pouco mais que a família é a base de tudo. Este foi o principal foco, por isso iniciamos com esse grupo para compreender que em casa se obtém o apoio necessário para toda a vida, para que na sequência os alunos passem a trilhar um caminho de sucesso no campo de trabalho sozinhos”, ressalta.

“Nós fomos procurados a partir da participação dos alunos no projeto, uma vez que muitos deles estão pensando lá na frente e a resposta deles no envolvimento da pesquisa se mostrou bastante positiva, no sentido de buscar aprender mais. Posso mencionar que foi observado um resultado proveitoso”, avalia Ana Regina, acrescentando que o próximo passo, “considerada a parceria de muito tempo com o CIEE, é realizar o projeto já no início do ano com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo um grupo como novo enfoque”.

AMPLIAÇÃO

Gonsalves informa que a intenção é manter o programa ativo no decorrer de todo ano. “O Jovem em Ação terá continuidade no Colégio Paulo Freire e nós vamos disponibilizar este mesmo projeto a todas as outras instituições de ensino do município, inclusive fizemos visitas e alguns pré- agendamentos”, destaca.

 

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