O Presente
Marechal

Projeto Heróis da Saúde é lançado em Marechal Rondon

calendar_month 19 de abril de 2022
4 min de leitura

A Administração de Marechal Cândido Rondon lançou, na tarde desta terça-feira (19), o projeto Heróis da Saúde. Com objetivo o combate da obesidade infantil, a ação é uma iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer em conjunto com as secretarias de Educação, Cultura e Saúde.

O projeto visa propagar a segurança alimentar e nutricional e a prática de atividades esportivas e culturais para crianças matriculadas nas instituições de ensino públicas e privadas de Marechal Rondon. Em um primeiro momento, serão atendidos 60 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I das escolas Criança Feliz e Waldomiro Liessen diagnosticadas com sobrepeso ou obesidade. Caso o público alvo não ocupe todas as vagas disponíveis, o projeto será ofertado para outras crianças.

 

Problema de saúde pública

O secretário de Esporte e Lazer, Diogo Schneider (Bolha), destaca que o combate à obesidade infantil precisa ser um esforço de toda a comunidade. “Esse projeto é muito importante para darmos um primeiro passo para tratar esse grave problema de saúde. Precisamos trabalhar juntos e agir para diminuir os impactos que a obesidade traz”, reforça.

Nesse sentido, o Projeto Heróis da Saúde oferece uma atenção especial às crianças com sobrepeso ou obesidade. O Secretário de Educação, Fernando Volpato, destaca que esta problemática cresceu devido à pandemia, visto que as crianças deixaram de ir à escola em alguns períodos e até as brincadeiras de rua e ao ar livre foram suspensas como medidas de prevenção à Covid-19.

Conforme dados de 2021 do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, foi constatado que as crianças da Escola Municipal Criança Feliz com idade entre seis e dez anos apresentaram 26% de sobrepeso, 16% de obesidade e 6% de obesidade grave.

 

Possibilidade de ampliação

Conforme o prefeito Márcio Rauber, os profissionais das escolas públicas de Marechal Rondon realizaram o levantamento do Índice de Massa Corporal (IMC) dos estudantes rondonenses. Segundo ele, o projeto piloto deve em breve se expandir. “Quero que estudem e planejem para que colocar em funcionamento em todas as escolas do município”, amplia, indicando o segundo semestre de 2022 para essa ampliação.

 

Na prática

A Secretaria de Educação elaborou um diagnóstico de perfil nutricional e da obesidade infantil nas instituições municipais de ensino e irá acompanhar os alunos com obesidade para consultas ambulatoriais com nutricionista. Também no projeto Heróis da Saúde, compete à pasta educacional desenvolver materiais de apoio sobre educação alimentar e nutricional, propiciar palestras (vídeos) para a comunidade escolar sobre Alimentação Saudável e Qualidade de Vida e promover oficinas de gastronomia infantil com alunos do projeto, bem como a elaborar um caderno de receitas saudáveis para distribuição aos pais.

No que diz respeito à Secretaria de Saúde, serão prestados atendimentos clínicos (consulta) com nutricionista para os participantes do projeto que tiverem obesidade grave. Também cabe à pasta realizar a visita domiciliar e busca ativa aos alunos faltosos.

As ações físico-esportivas e culturais ficam à cargo da Secretaria de Esporte e Lazer. Elas serão desenvolvidas no Módulo Esportivo durante o contra turno escolar, sendo que os participantes do projeto terão, duas vezes na semana, quatro aulas de 40 minutos com intervalo. A pasta vai realizar avaliação bimestral das medidas antropométricas através de bioimpedância. “Adquirimos, com recursos de emenda parlamentar do deputado Evandro Roman com o apoio do Governo do Estado, um equipamento de bioimpedância e faremos a avaliação desses alunos na Secretaria”, pontua Bolha.

A pasta também disponibilizará materiais de apoio e palestras com o objetivo de conscientizar os alunos e comunidade escolar sobre a importância da prática regular de exercícios físicos voltados para a promoção da saúde.

Os estudantes terão atividades nas terças e quintas-feiras e aproveitarão oficinas de badminton, tênis de mesa, beach tennis, atletismo, taekwondo, funcional kids e tênis.

 

Presenças

A cerimônia de apresentação aconteceu às 14 horas no Auditório da Prefeitura de Marechal Rondon. O prefeito Marcio Rauber, o presidente da Fundação Promotora de Eventos (Proem) Claudio Köhler e os secretários de Educação Fernando Volpato, de Cultura Junior Niszczak, de Administração Marcelo Portela e de Esporte e Lazer Diogo Schneider (Bolha) compuseram a mesa de honra do evento.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.