Fale com a gente

Marechal

Projeto “Justiça e Cidadania” terá continuidade no ano que vem

Publicado

em

O projeto “Justiça e Cidadania também se aprendem na escola” foi encerrado ontem (23), no Fórum de Marechal Cândido Rondon, ocasião em que houve premiação aos alunos-autores das redações escolhidas como destaque entre as turmas das escolas participantes.

Iniciativa do Poder Judiciário, o projeto buscou levar aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública noções de justiça e cidadania, sendo iniciado no município no dia 11 de setembro, sob execução do juiz da Vara da Infância, Renato Cigerza, com o apoio e parceria da Secretaria de Educação e do curso de Direito da Unioeste.

Em sua primeira edição, o projeto envolveu 395 crianças, matriculadas em dez escolas do município, em 18 turmas. Para a execução dele, o Tribunal de Justiça do Paraná disponibilizou cartilhas sobre os temas da campanha, as quais foram trabalhadas, em uma primeira etapa, pelos professores em sala de aula. Depois, os acadêmicos da Unioeste reforçaram o conteúdo das cartilhas e tiraram dúvidas dos alunos em visitas realizadas às escolas municipais. Em um terceiro momento, os estudantes foram levados até as dependências do Fórum, para conhecer as instalações e entender como funciona o serviço prestado pelo Poder Judiciário em âmbito estadual, sendo, na ocasião, recebidos pelo juiz da Vara da Infância.

No âmbito acadêmico, ainda foram desenvolvidas produções culturais, tais como teatros, músicas, desenhos, cartazes e redações ligadas aos temas da campanha.

“A iniciativa de levar conteúdos a respeito de justiça e cidadania para os alunos das escolas municipais é muito importante, pois contribuiu para a instrução e formação de um importante público. Planta-se, na oportunidade, uma semente para que, com decorrer dos anos, possam ser colhidos importantes frutos mais à frente”, avalia um dos coordenadores do projeto, juiz Renato Cigerza.

Continuidade

Ele diz que a intenção é dar continuidade à iniciativa em 2018. “Neste primeiro ano fizemos um projeto mais reduzido, tanto em tempo como em público-alvo, já que envolvemos apenas as escolas municipais localizadas na área urbana de Marechal Cândido Rondon. Para o próximo ano, depois de buscar o apoio de prefeituras e secretarias de Educação, almejamos abarcar 100% das escolas da rede pública dos seis municípios que integram a comarca (Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Nova Santa Rosa, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Quatro Pontes)”.

Copyright © 2017 O Presente