Ford/Abradif/Rodovel Ranger
Marechal Resgate da história

Projeto Memória Rondonense recebe doação de três mil fotos do acervo da Foto Kaefer

(Fotos: Foto Kaefer/Memória Rondonense)

O projeto Memória Rondonense, especializado no resgate da história de Marechal Cândido Rondon, foi escolhido como donatário de um importante acervo de imagens. Trata-se do arquivo de cerca de três mil fotografias, que foram doadas por Írica Kaefer.

Pioneira, ela e o esposo Oscar Kaefer estiveram entre os primeiros fotógrafos a atuarem em Marechal Cândido Rondon, quando o município era distrito de Toledo e se chamava General Rondon.

Fundada por eles, a Foto Kaefer existiu de 1954 até 1990, período em que registrou fatos importantes e também do cotidiano da comunidade rondonense, e inclusive dos agora municípios de Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes e Mercedes.

O material foi entregue recentemente por Írica Kaefer e o filho dela, empresário Renato Kaefer, ao diretor da Memória Rondonense, Harto Viteck.

De valor histórico inestimável, o acervo da Foto Kaefer já foi objeto de pesquisa de doutorado concluída em 2010, da professora Lucia Teresinha Macena Gregory (in memorian), pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Intitulada “Retratos, instantâneos e lembranças: a trajetória e o acervo da fotógrafa Írica Kaefer”, a pesquisa estudou a relação destas fotografias com a memória e a construção de identidades locais.

Conforme a pesquisadora apurou, Írica e Oscar Kaefer, com os filhos pequenos, migraram de Piratuba (SC) para General Rondon em fevereiro de 1954. Eles foram atraídos pelas notícias da boa produção do café no Paraná. Mas, como a região foi castigada por fortes geadas que destruíram os cafezais, o casal desistiu da atividade e passou a ser dedicar ao ramo fotográfico, atividade que já exercia em Santa Catarina.

O diretor da Memória Rondonense agradeceu a confiança da família Kaefer em escolher o projeto como destinatário do acervo. “É, sem dúvida, um dos materiais mais ricos já disponibilizados ao nosso projeto”, afirma.

Viteck explica que o objetivo é disponibilizar as fotografias no site do projeto, conforme elas forem sendo digitalizadas e catalogadas.

A pesquisa da professora Lucia Teresinha Macena Gregory, assim como outras milhares de imagens, fatos históricos e entrevistas e, em breve, o acervo da Foto Kaefer, podem ser acessados no site www.memoriarondonense.com.br.

 

Comemoração de pioneiros, entre eles Ingrun e Dr. Seyboth, mais Amélia e José Feiden e o professor Osmar Franke, na primeira churrascaria e bar de General Rondon, de propriedade de Rudolf Schröder

 

Fim de culto ou culto festivo na primeira igreja da Comunidade Evangélica Martin Luther

 

Segunda igreja em madeira da Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Quatro Pontes

(Fotos: Foto Kaefer/Memória Rondonense)

 

Com Memória Rondonense

TOPO