Fale com a gente

Marechal Há quatro anos

Projeto Saúde Nota 10 melhora a vida da população em Porto Mendes

Publicado

em

Atividades no ginásio de esportes de Porto Mendes conta sempre com dezenas de alunos (Foto: Divulgação)

Retribuir um pouco do amor recebido desde que eram crianças e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida das pessoas que sempre lhes acolheram. Com esse propósito, os primos Ademir (Ade) e Graciele Biesdorf coordenam, desde 2017, o projeto da Associação Saúde Nota 10, que atende atualmente um considerável grupo de 110 participantes, formado em sua grande maioria por idosos do distrito rondonense de Porto Mendes.

Iniciado há quatro anos com uma turma de 15 participantes, o projeto “oficializou” a ideia da enfermeira Graciele, que organizava caminhadas na prainha com um pequeno grupo de idosos e convidou o educador físico Ademir para participar das atividades. A ideia ganhou forma, se transformou em associação em fevereiro de 2017 e tem crescido a cada ano. Com atividades físicas e recreativas, sempre monitoradas por profissionais de saúde que colaboram voluntariamente com o projeto, os encontros acontecem duas vezes por semana, às terças-feiras e aos sábados, no ginásio de esportes e no parque de lazer de Porto Mendes, com uma média de 80 alunos por aula.

“Que a atividade física tem inúmeros benefícios todos sabemos. Mas, a partir de uma determinada idade, ela é essencial na prevenção de algumas doenças, bem como no fortalecimento do sistema muscular, evitando lesões e aliviando dores articulares”, destaca Ade.As atividades em Porto Mendes são divididas em aulas recreativas, através de muitas brincadeiras e trabalhos para melhorar condicionamento físico, força muscular, coordenação motora, agilidade, lateralidade, entre outros aspectos, conta Ademir, já comemorando uma conquista que será realizada em 2022. “Ao longo dos anos conseguimos muitas coisas. Hoje a associação possui todos os materiais necessários para as atividades e em 2022 vamos realizar o sonho de todos os participantes: teremos uma academia própria para a associação, mais uma grande conquista”, enaltece.

 

Relação afetiva

Aos 37 anos, Ade reconhece que a relação com o distrito desde a infância contribui para que a dedicação aos “vovôs” seja cada vez maior. “O sucesso do projeto é devido ao amor e à ligação que temos com o distrito. Nasci e me criei aqui, então tenho uma forte ligação com a comunidade. Não só eu, como também a enfermeira Graciele, que também tem raízes no distrito de Porto Mendes, e temos uma grande oportunidade de retribuir o amor que sempre recebemos. É gratificante poder participar como professor e cuidar de quem um dia nos cuidou. A população idosa merece carinho e respeito. Só aprendemos com eles, são pessoas maravilhosas que têm muitas histórias de vida bonitas e muitas coisas para nos ensinar”, comenta o educador físico.

Idealizadora do Saúde Nota 10, a enfermeira Graciele Biesdorf define: “Trabalhar por um projeto como esse mostra que o mundo pode ser melhor se cada um fizer um pouquinho. A cada encontro as energias se renovam e ver essa ideia crescendo nos traz muita alegria”.

Graciele Biesdorf, idealizadora do projeto Saúde Nota 10: “Trabalhar por um projeto como esse mostra que o mundo pode ser melhor se cada um fizer um pouquinho” (Foto: Divulgação)

 

Parcerias

Para manter o projeto funcionando em plena forma e entregar aos alunos a qualidade das atividades que merecem, a Associação Saúde Nota 10 conta com uma extensa lista de colaboradores e voluntários, a quem o idealizador dedica grande parte do sucesso. “A associação conta com o apoio de muitos voluntários que ajudam nas atividades.

Temos uma diretoria formada por cerca de 15 pessoas que trabalham em prol do nosso projeto. Também temos o apoio da AACC Copagril, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Saúde, Cresol, C3 Assessoria Contábil e da imprensa, que sempre ajuda a mostrar esse projeto. Agradecemos a todos que de uma maneira ou de outra colaboram com esse trabalho que vem fazendo a diferença na população idosa do distrito de Porto Mendes”, enfatiza Ade.

Ademir Biesdorf, coordenador do projeto, durante cerimônia de encerramento das atividades em 2021 (Foto: Divulgação)

Alunos ativos e felizes

Manter-se ativo, física e mentalmente, é grande parte do segredo para envelhecer com saúde e prolongar a vida ao lado das pessoas que amamos. E nessa turma da Associação Saúde Nota 10 é fácil encontrar exemplos de pessoas que dedicam às atividades realizadas uma vida feliz e saudável, seja ela após 60, 70 ou até mesmo 100 anos.

Mais “experiente” da turma, a dona Rosina Vasselai, de 99 anos, diz que não quer parar tão cedo e vê nas aulas a oportunidade de manter acesas amizades de décadas. “Eu gosto muito do projeto. Mesmo com quase 100 anos participo toda semana. É claro que não consigo fazer tudo o que o professor passa, mas daí eu sento e fico apreciando os outros. Gosto também de conversar com minhas amigas. É muito bom tudo o que está sendo feito. Quero agradecer o professor Ade e a enfermeira Gra que fazem isso por nós. Ano que vem estamos junto novamente”, garante.

Quem também é presença certa nas aulas é a filha de Rosina, Terezinha Odorizzi, de 74 anos, que fala em nome dos demais participantes a respeito da importância que o projeto tem para o distrito. “Tenho certeza que esse projeto é muito bom para toda a população de Porto Mendes. É um ótimo caminho para todas as idades, pois não são apenas idosos que participam. É um projeto que faz bem. Não tem apenas atividades físicas, mas também há confraternização, que é algo muito bom e faz bem para o corpo e para a cabeça. Agradecemos muito ter essa oportunidade em Porto Mendes. O professor Ademir e a enfermeira Graciele, que também está sempre presente, são pessoas maravilhosas e graças a eles temos esse grupo muito bonito. Todos os participantes gostam muito, pois nosso grupo só cresceu a cada ano”, ressalta.

A mesma opinião sobre a importância do projeto na vida dos idosos de Porto Mendes e região é notada nas falas de outros dois alunos que também são figurinhas carimbadas nas aulas. “Participo do projeto há quatro anos e essa foi a melhor coisa que aconteceu para nós, em Porto Mendes. As atividades melhoraram muito nossa saúde e nossa qualidade de vida. Espero que esse projeto continue por muitos anos”, sugere Erwin Frare, de 80 anos, morador da Linha Cunha Porã.

“Estou muito feliz em participar desse projeto. As atividades são ótimas e ajudam na nossa saúde. Recomendo esse projeto a todas as pessoas que querem ser muito mais felizes”, complementa Ingelore Hoppe Wohlfahrt, de 64 anos, que reside em Porto Mendes.

 

Dona Rosina Vasselai e sua filha Terezinha: disposição de sobra aos 99 anos (Foto: Divulgação)

 

Erwin Frare, de 80 anos, participa do projeto há quatro anos: “As atividades melhoraram muito nossa saúde e nossa qualidade de vida” (Foto: Divulgação)

 

Ingelore Hoppe: “Recomendo esse projeto a todas as pessoas que querem ser muito mais felizes” (Foto: Divulgação)

Na praia

Em outubro, dez integrantes da Associação Saúde Nota dez integraram a delegação que representou Marechal Rondon nos Jogos da Integração do Idoso, em Pontal do Paraná, evento promovido pelo Governo do Paraná. Lá, os alunos participaram, durante uma semana, de diversas atividades recreativas e esportivas, como vôlei gigante e dança.

Em outubro, 10 integrantes da Associação Saúde Nota 10 integraram a delegação que representou Marechal Rondon nos Jogos da Integração do Idoso (Foto: Divulgação)

 

A volta

As atividades da Associação Saúde Nota 10 tiveram uma pausa nas últimas semanas para as festividades de fim de ano, mas serão retomadas no dia 25 de janeiro. A participação é gratuita e basta os interessados irem até o ginásio de esportes de Porto Mendes, a partir das 08 horas, e preencherem a ficha de inscrição.

 

Associação Saúde Nota 10 conta atualmente com 110 participantes (Foto: Divulgação)

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente