Fale com a gente

Marechal Quatro peças

Projeto Teatro na Escola deve atrair cerca de 2,5 mil crianças ao Eron Domingues até sexta-feira

Estudantes do 4º e 5º do Ensino Fundamental e do Maternal II, além de crianças de colégios particulares e de outros municípios, vão prestigiar o evento organizado pelo Curso de Formação de Docentes

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon, está movimentado de forma especial nos últimos dias. Isso porque o educandário está realizando mais uma edição do Projeto Teatro na Escola, que começou na última sexta-feira (07) e segue durante esta semana.

Ensaiadas desde abril deste ano, as peças teatrais apresentadas ao público são: Alice no País da Maravilhas; Cinderela e o que sobrou dos Anões; Emoções de Lívia; e Show na Floresta. Conforme a coordenação do projeto, a expectativa é que mais de 2,5 mil crianças assistam aos espetáculos.

Com 16 anos de história, o Teatro na Escola ficou sem edições nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19. Neste ano, a realização do projeto conta com novidades.

“Em contato realizado com a prefeitura e com a Secretaria de Educação, na pessoa do secretário Fernando Volpatto, a proposta foi imediatamente aceita. Pela primeira vez, o Projeto Teatro na Escola será disponibilizado para todas as crianças dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais e do Maternal II dos CMEIS (Centro Municipal de Educação Infantil)”, destacam as coordenadoras do projeto, frisando que esta é uma parceria valiosa para o projeto.

A coordenação salienta ainda que crianças da rede particular e de municípios vizinhos também devem prestigiar o Projeto Teatro na Escola.

O projeto

O projeto é organizado por coordenação, professores e alunos do Curso de Formação de Docentes. De acorodo com a organização, o Teatro na Escola fortalece os trabalhos da Disciplina de Prática de Estágio dos alunos do 3º ano do Curso de Formação de Docentes e, especialmente em 2022, conta também com a participação de estudantes do 4º ano.

“O projeto teve início em 2006 com estudos sobre como o ato de contar história é possível em todas as fases de desenvolvimento do ser humano”, mencionam as professoras, citando a teórica Nelly Novaes Coelho: “o impulso de contar histórias deve ter nascido no homem no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros, certa experiência sua, que poderia ter significação para todos”.

O objetivo do projeto é realizar um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Literatura Infantil, Metodologia da Alfabetização e Prática de Formação, tendo como possibilidade o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à formação de um bom professor, tais como a leitura e releitura de histórias infantis e a arte de contar e dramatizar histórias, utilizando recursos humanos e tecnológicos para encantar as crianças e levá-las ao mundo da fantasia, incentivando a leitura.

“Contar histórias para crianças ou jovens desenvolve o gosto pela leitura e proporciona a aprendizagem de forma prazerosa. Cada faixa etária tem predileção por um tipo de história ou livro, devendo ser estimulada por estes gostos desde cedo pelos pais ou, quando não houver esta possibilidade, pela escola”, pontua a coordenação do projeto.

Parceiros

O Projeto Teatro na Escola tem como parceiros a Livraria Nota Dez, Deroma Embalagens, Garagem Automotiva, Faculdade Isepe Rondon, Rádio Difusora FM, Senhoras de Rotarianos e Cooperativa Sicredi Aliança.

Veja registros dos primeiros dias do evento:

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente