Fale com a gente

Marechal INFÂNCIA

Projeto Universidade da Criança é lançado oficialmente em Marechal Rondon

Publicado

em

Divulgação

Evento realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), na noite de ontem (08), marcou o lançamento oficial do projeto Universidade da Criança no município.

De autoria da deputada Leandre Dal Ponte (PV-PR), o projeto surge como um desdobramento do Marco Legal da Primeira Infância (lei federal 13.257/2016), que dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera aspectos do Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8.069/1990), do Código de Processo Penal (lei 3.689/1941), da CLT (decreto-lei 5.452/1943), da lei 11.770/2008 (programa Empresa Cidadã, destinado à prorrogação de licença-maternidade mediante incentivo fiscal) e da lei 12.662/2012, que assegura validade nacional à Declaração de Nascido Vivo (DNV).

A ação se destina a toda sociedade civil organizada, com o objetivo de que todos estudem o processo e compreendam o desenvolvimento da criança, principalmente na primeira infância, período compreendido do zero aos seis anos.

Durante a cerimônia de lançamento, que contou com a presença de autoridades municipais, membros do grupo gestor do projeto, profissionais de diversas áreas e também da deputada Leandre, foi apresentado ao público o filme “O começo da vida”. O documentário, que passa pelos quatro cantos do mundo, faz uma análise aprofundada e um retrato apaixonado dos primeiros mil dias de um recém-nascido, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta.

Com o filme, as pessoas conseguiram perceber com mais clareza quais são os objetivos do projeto Universidade da Criança. “Este projeto enaltece uma das grandes necessidades do ser humano, o de cuidar. Precisamos unir forças para que tenhamos melhores condições de cuidar das nossas crianças. Penso ser de extrema importância a participação de todos, pois juntos, com responsabilidade, profissionalismo e muito amor, daremos aos nossos pequenos as condições básicas para que cresçam e aproveitem bem a beleza de sermos chamados de humanidade”, declarou o diretor do Colégio Luterano Rui Barbosa, Carlos Kracke, que participou do evento para conhecer um pouco mais sobre o projeto.

Já a rondonense Neuci Eliane de Paula destacou a emoção sentida ao assistir o filme e compreender a intenção do projeto. “O projeto é maravilhoso porque precisamos olhar para as crianças, pois é através delas que o mundo pode se tornar melhor”, destacou, acrescentando: “O fato da criança dizer, no filme, que não tinha sonhos me marcou muito e me fez pensar de que maneira poderíamos estar contribuindo para que as realizem seus sonhos e consigam ser pessoas melhores”.

Um dos objetivos do evento de lançamento era também conseguir que mais pessoas se unissem em prol do projeto, que é voluntário. “Me coloquei à disposição para participar porque é uma maneira de estar contribuindo para um mundo melhor, começando com a infância, que é onde podemos trabalhar os sonhos das crianças e seu crescimento emocional”, pontua Neuci.

Copyright © 2017 O Presente