O quadro de saúde do padre Sérgio Augusto Rodrigues apresentou pequena, mas sensível melhora, segundo informações repassadas na tarde desta terça-feira (02) pela equipe médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dr. Campagnolo, de Toledo, onde ele está internado desde a semana passada para tratamento devido a complicações da Covid-19.
Conforme a equipe médica, será iniciado processo de diminuição lenta da sedação e ventilação mecânica. Como os exames laboratoriais do pároco continuam em níveis normais e não há presença de infecções, os profissionais que estão cuidando dele acreditam que seu organismo absorverá bem os novos procedimentos. Resta aguardar o modo como o padre Sérgio responderá à técnica chamada popularmente de “desmame”.
Quadro
Padre Sérgio, sacerdote diocesano designado como pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Marechal Cândido Rondon, está convalescente em decorrência da Covid-19. Ele foi hospitalizado na última sexta-feira (26) na UTI do Hospital Dr. Campagnolo, em Toledo.
Ele aguardava uma vaga em alguma UTI da região desde a última quinta-feira (25), quando seu estado de saúde se agravou com piora significativa do pulmão.
O sacerdote, que tem 54 anos, há quase dez dias vinha manifestando sintomas da Covid-19. Os testes pertinentes foram realizados e constatou-se a presença do coronavírus em seu organismo. Ele permanecia bem, se recuperando na casa paroquial em Tupãssi, de onde se despediria no final de semana para assumir como pároco em Marechal Rondon. Todavia, no último dia 21, sentiu dificuldades na respiração e procurou atendimento médico no Hospital Geral da Unimed, em Toledo. Lá, verificou-se que o índice de saturação de oxigênio no sangue estava baixo, fato que levou a equipe médica a prescrever o uso de respirador. Como o quadro não evoluiu satisfatoriamente, na noite de quinta-feira padre Sérgio foi sedado e entubado.
Padre Sérgio assumiria a Paróquia Sagrado Coração de Jesus – matriz da Igreja Católica de Marechal Rondon – no último domingo (28).
Trajetória sacerdotal
Nesta sexta-feira (06) padre Sérgio completa 28 anos de sacerdócio.
1993-1998: Vigário Paroquial da Paróquia Cristo Rei – Catedral – Toledo;
1992-2001: Assessor diocesano da Pastoral da Juventude;
1998: Administrador Paroquial da Paróquia Cristo Rei – Catedral – Toledo;
1998-2005: Pároco da Paróquia Sagrada Família – Toledo;
2002-2005: Assessor Diocesano Pastoral Litúrgica;
2005-2007: Mestrado – Teologia em Liturgia, em São Paulo;
2009-2015: Pároco da Paróquia Maria Mãe da Igreja – Marechal Cândido Rondon Rondon;
2016-2020: Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Tupãssi
2021: Designado pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Marechal Cândido Rondon;
Desde 2008: Assessor Diocesano Pastoral Litúrgica.
O Presente com informações da Diocese de Toledo